Páginas

Entrevista: Flávio Jobim

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A gente aqui no blog mata e mostra a cobra, o pau, a morte... rs

No nosso último post, eu falei da nossa saga para achar um film maker. Era o Flávio.  Agora eu trago para vocês uma entrevista que fiz com ele por email, de modo a facilitar a escolha das noivas e, mais ainda, a esclarecer pontos importantes a respeito da contratação da filmagem..

Espero que ajude.

____________________* ________________________


1. Quando você começou na filmagem?

A Flavio Jobim Filmes nasceu há uns 3 anos de uma experiência própria.  Como muitas pessoas, me preocupei muito com tudo que envolve um casamento, como a igreja, o buffet, a decoração, as roupas dos noivos, alianças, listas de convidados, fotografia e etc...

Mas nisso, cometi um dos maiores erros da minha vida, não me preocupei com a filmagem. Minha festa foi linda, com direito a tudo, comida farta, boa música tocando e toda a minha família e amigos dançando noite adentro. Até ai tudo bem, ao terminar a festa segui para um hotel no qual de la já iria para a minha Lua de Mel.

Conforme os dias foram se passando foi me dando uma vontade de relembrar todos aqueles momentos que passei e quando menos esperava me deparei com o fato de que teria que me contentar com o que lembrava e claro as fotos.

As fotos sem dúvida ficaram lindas, tiradas por um excelente profissional e amigo Fábio Moro porém, por mais que fossem as melhores fotos do mundo eu não podia mais ver o caminhar da minha esposa, ainda então noiva, até o altar, me ver entrando de mãos dadas junto com a minha mãe, a expressão de orgulho do meu pai, escutar o sim da minha esposa, o choro de felicidade da minha tia ou a homenagem feita pela minha mãe.

Por mais que eu me esforce, detalhes do evento mais importante e feliz da minha vida vão sumindo, e nã ohá nada que eu possa fazer para voltar no passado e gravar tudo, não existe preço que eu possa pagar para ter aquelas lembranças de novo e o pior de tudo é que existia uma solução simples e fácil...

A filmagem.

Desse dia em diante juntei a minha paixão por filmagem à vontade de que isso não deveria acontecer com as pessoas, até porque muitas só sentem falta depois e depois muitas vezes é tarde demais.

Sou designer formado desde 2005 e ao longo desses anos venho me dedicando para deixar tudo mais bonito, até que resolvi me concentrar em casamentos, trash the dress, ensaios de casais entre outros eventos que tenham grandes momentos sendo eles emocionais, felizes e que queiramos lembrar sempre, transformando esses em momentos mágico.

2. Como foi para você mudar de área de atuação? Quer dizer, você trabalhava com imagem e continua nisso, mas com outra abordagem Agora você mexe com emoção e lida diretamente com o ser humano. Como foi essa troca?

Posso dizer que foi tranqüila, enquanto atuava como designer, por muitas vezes precisei editar vídeos, mas posso dizer que foi essencial para mim, pois pude trazer toda uma cultura visual, um bom gosto e criatividade para o ramo do casamento. Lidar diretamente com o ser humano já fazia parte da minha vida como designer, só que uma forma diferente, antes eu era responsável muitas vezes pelo sucesso de uma empresa através de uma programação visual e hoje sou responsável por eternizar um dos momento mais felizes na vida de de um casal.

3. Você sempre sonhou filmar noivas ou trabalhou com outras coberturas até chegar nelas?

Posso dizer com sinceridade que não, até o dia em que me casei, nunca havia pensado, falado ou se quer sonhado em trabalhar com qualquer coisa que envolvesse casamentos. Como disse, a falta que senti de não ter nenhum registro filmado por mim e a motivação que o Fotografo Fábio Moro me deu por saber que eu já realizava um bom trabalho como designer, foram fundamentais. Posso te dizer que hoje não me imagino vivendo de outra coisa. O casamento faz parte da minha vida, tratar com noivas sonhadoras e ao entregar meus vídeos ver aquela lágrima escorrendo dos olhos é sem dúvida o que quero para mim o resto da minha vida.

4. Como é seu estilo de filmagem?

Gosto do estilo de filmagem clean, criativa e dinâmica. Fazer com que a pessoa chegue no fim e diga: - Nossa já acabou? Isso de tão bom que foi. Para isso eu tento fazer com que a pessoa fique entretida usando jogo de câmeras, ângulos diferentes, fugindo da seqüência obvia do casamento, misturando momentos e usando trechos com som tanto ambiente como com falas importantes.

5. Uma situação engraçada nesse tempo de estrada...?

Posso falar isso aqui? Bem não sei ao certo se foi engraçado ou assustador. Os casamentos são filmados de forma muito dinâmica, pois tudo é real time e juntando isso ao fato de as igrejas terem muitos degraus, bancos, decorações e pessoas, temos que praticamente ficar olhando para as câmera e para o que estamos filmando sendo assim não reparei o desnível que havia, e fui… Mas com uma agilidade felina me equilibrei, mas tudo só estava começando, a alça da câmera prendeu nas flores de um vaso que estava próximo e no que puxei a alça o vaso veio junto, mas como já havia dito antes minha agilidade felina deu novamente o ar de sua graça e com o pé segurei o vaso, nesse momento estava curvado pois num pé estava o vaso e o fato de o vaso ter se deitado as flores puxaram a alça da câmera para baixo, UFA! Tudo resolvido … Não! comecei a ver que o chão estava ficando molhado, o vaso por estar na horizontal começou a escorrer e foi em direção aos músicos que estavam ali do lado. Mas enfim, levantei o vaso, desprendi minha alça e uma funcionária da Igreja trouxe para mim um belo de um pano bem saquinho… Louvado seja o senhor… Amém! O casamento prosseguiu e em breve vocês verão o resultado!

6. Uma locação que deseja filmar e ainda não teve chance.

Na Confeitaria Colombo aqui no Centro da cidade.


7. Algo relacionado a noivas que jamais imaginou.

Não, levando em consideração que são mulheres que estão preparando o próprio momento mais importante de suas vidas 8-).


8. O próximo passo na carreira...?

Acho que não existe um próximo passo planejado, tudo na minha vida veio naturalmente, a necessidade faz com que avancemos.

9. Uma dica para os iniciantes que desejam se aventurar no mercado de noivas com filmagem.

Pesquise muuuuuuito antes, filmar casamentos é diferente de tudo que existe, não estamos mexendo apenas com uma câmera e um botão de REC, estamos mexendo com alegrias e emoções de outras pessoas. Casamentos estão sempre sujeitos a improvisos e mudanças no último segundo como por exemplo, um casamento ao ar livre e de repente começa a chover, toda a cerimônia tem que mudar de lugar, em minutos você terá que reposicionar tudo. Tenha material sobressalente de tudo, não há margem para nenhum tipo de erro. Esteja sempre preparado, existem igrejas claras, escuras, grandes, apertadas, cerimônias ao ar livre em lugares fechados assim como as festa, resumindo, conheça se possível os lugares antes.

Agora perguntas mais técnicas:


1. Com quanto tempo de antecedência os noivos devem contratar, em média, a equipe de filmagem?

Técnicamente a noiva pode contratar com uma semana antes, mas como queremos saber o ideal, digo que é de um ano a um ano e meio, pois assim você garante que o Videomaker ( ou filmador rsrsrs ) e o fotografo que você tanto gosta terá a sua data, lembre-se que sempre tem uma noiva que corre antes e claro garantir também as datas do celebrante, casa de festa, igreja, buffet entre várias outras coisas, outro fator importante é poder parcelar em mais vezes, sendo que o comum do mercado é que tudo seja quitado até o mês do casamento.

2. Quais são os estilos de filmagem de casamento que existem hoje em dia?

Para mim existem 3 tipos, os que fazem você sorrir, os que fazem você se emocionar e os que fazem você chorar.  Os que fazem sorrir são aqueles que em que contem mais cenas de família e amigos é composto de mais alegrias e detalhes e que tendem a levar músicas um pouco mais animadas. Os que fazem emocionar estão mas na pegada dos olhares, nos abraços, numa trilha sonora mais de filme com picos de emoções e por último os que fazem chorar ….. de raiva que são aqueles vídeos antigos de uma hora e meia em que nada acontece, vinte minutos só de noiva entrando e trinta só de padrinhos, pobre em detalhes pois tem que ficar com a câmera parada apontando para a mesma coisa já que tem que mostrar tudo e que depois por ser muito longo não é possível posta-los na internet nem nas mídias sociais, ou seja, chame as trinta pessoas da sua família, reuna-os um dia em sua casa, faça um lanche bem gostoso e depois guarde esse vídeo numa gaveta, espere uns 18 anos quando seu filho(a) terá uns 15 anos, tire o filme da gaveta e mostre para eles, eles provavelmente começaram a assistir e como não conhecerão ninguém, irão acelerar adiantando o filme todinho transformando ele em 15 minutos, que é o que já fazemos para vocês só que de forma mais profissional e criativa !  8-)    Acho que me encontrei num meio termo, onde coloco emoção, alegria, muito sentimento, meu trabalho é sempre surpreender e superar as expectativas.

3. Explique pra nós o "short movie".

O mercado hoje esta trabalhando com os chamados "Short films" São compactos de todo o dia do casamento resumido em no máximo sete minutos. É um vídeo em que todo mundo tem paciência de assistir, que todos os amigos curtem e compartilham. Mesmo assim digo que esses sete minutos são mais completos que os de uma hora e meia, pois tem uma riqueza de cenas muito maior, de detalhes, emoções e alegrias. Normalmente esses vídeos vem junto com os curta metragens de aproximadamente 15 a 20 minutos.

4. Quantas horas em média dura uma cobertura de casamento?

Isso vai de profissional para profissional, tem cinegrafista que estabelece números de horas, eu prefiro me comprometer com o bom trabalho e dedicar meu dia a noiva, algumas vezes chegando antes da noiva e saindo depois.


5. Quanto tempo em média demora para o filme ficar pronto?

Acho que para um bom profissional e para que um vídeo tenha extrema qualidade, de 4 a 7 meses, pois não são filmagens de casamento e sim "filmes de casamento", contem roteiros, direção, trilhas sonoras, normalmente são gravados com 3 câmeras diferentes, tendo que sincroniza-las depois, gravação de áudio externo, chegamos em casa com aproximadamente 300 gigas de arquivos, uns mil e trezentos arquivos de vídeos e temos que assistir a todos eles e separar por temas tais como: making of, making of detalhes, making of mãe, making of buquet, making of vestido, making of sapato, making of hotel e assim vai tanto na hora da cerimônia como na festa, as vezes passamos quase um mês em um vídeo.Imagine se fizermos 4 casamentos por mês (tem gente que faz mais) em 4 meses já são 16 casamentos, em uma semana ou melhor em cinco dias (de segunda a sexta) o filme teria q estar todo pronto pois nos finais de semana estamos filmando 8-)

6. Quais são as informações imprescindíveis que uma noiva deve saber ao contratar a equipe de filmagem?

Diferentemente de fotos, no qual a noiva pode escolher as fotos que vão para o álbum, o vídeo quem escolhe as cenas é o cinegrafista, pois não existe como enviar 300 gigas para a noiva e assistir os 1.300 vídeos juntos. Sendo assim, assista o máximo de trabalhos que esse profissional realizou, pesquise se esse material realmente é dele (sim, tem gente que mostra o material de outros profissionais dizendo que são seus), pergunte se ele trabalha com equipamento sobressalente, não se apegue ao que o cinegrafista ira levar de equipamento, tipo se ele leva grua, slider, skater…. o que importa é o resultado final de seus vídeos, tem gente que leva até mini helicóptero p filmar em casamentos, mas nem sabe usa-los, ta arriscado até de isso cair na cabeça de alguém…
Procure referencias e exija um contrato.

7. O que, em média, os noivos recebem como produto final do profissional de filmagem contratado? (Cd, dvd, blu-ray...?)

Isso vai de cada um, CD está fora, não suporta o tamanho dos arquivos, eu entrego dvd e blu-ray, o bluray para mim é fundamental, pois é a única mídia que comporta o filme em Full HD (1080 x 1920 linhas de resolução).

8. Que tipo de indícios os noivos podem observar que indiquem que aquela empresa de filmagem é "falcatrua"?

Vá até o escritório do cinegrafista e veja os vídeos pessoalmente, se os vídeos não são deles, ele não terá os arquivos originais em alta resolução para mostra para o cliente e se tiver baixado da internet dificilmente estará em alta resolução e se mesmo assim tiver conseguido, terá um ou no máximo dois, peça para ver vários e claro, coloque o nome dele no google.

9. Existem equipamentos para filmagem muitos diferentes hoje em dia? (ainda existem profissionais que usam só filme, ou filmagem digital...?)

Os equipamentos que usamos hoje em dia (bem, pelo menos eu uso) são quase hollywoodianos, temos trilhos (slides) , skaters, monopés, tripés entre muitas outras coisas, é como eu digo, não faço uma filmagem do casamento, faço um filme!
Mas sim existem, no entanto a pessoa vai estar contratando um material e imagem de algo que já nem é mais presente é passado.

10. Como os noivos podem ajudar o profissional de filmagem na cobertura do grande dia?

Uma pergunta santa rsrsrs. Passando "todos"os detalhes do grande acontecimento, peça que a cerimonialista o faça, caso não tenha, prepare um e-mail bem caprichado de detalhes, se houver alguma surpresa para tanto do noivo para a noiva quanto da noiva para o noivo, lembre-se de que as surpresas são para os noivos e não para os profissionais, casamentos são filmados em tempo real, não há margens para dúvidas, qualquer distração se perde um momento que não poderá voltar. Em qualquer momento que quiser algo especial, peçam! Não conhecemos todo mundo e não sabemos quem são as pessoas mais importantes e especais para vocês (claro além dos pais, mães e os padrinhos) ou se tem algum penetra na festa, iremos filmar o que de melhor estiver acontecendo.

11. A sintonia entre os profissionais de filmagem+fotografia é importante?

Sim, é. Se se conhecerem melhor, se forem amigos ai é perfeito, no entanto bons profissionais mesmo que não se conheçam, respeitam o trabalho do outro e em muitas vezes até ajudam, pois sabem que o trabalho não é para a gente e sim para noiva, que esse é o grande dia dela e muitas vezes pagam caro por tudo isso.

12. Um dica para os noivos a caça do "seu" movie maker ideal.

Se você economiza com o cinegrafista, acredite ele economizara em equipamentos e tempo, não existe segredo. Se ele estuda muito e investe bastante em equipamentos, vai cobrar mais caro.

O equipamento em si é muito caro, fora o nosso equipamento interno, como computadores poderosos para as edições, seguros de equipamento, a própria contratação do segundo ou terceiro câmera para as filmagens, eles podem custar de R$ 100 a 600 reais, qual você acha que o cinegrafista ira escolher e contratar se você pagar baratinho para ele? Você economiza, ele economiza e assim vai. Não conheci ninguém ainda que queira filmar de forma filantrópica. Amo de paixão o que faço com um carinho do tamanho do universo, trato individualmente cada noiva, mas trabalho todos os dias de segunda a sexta de 8 da manha até umas 22:00 e nos finais de semana estamos filmando os eventos. Tenho minhas esposa (que trabalha comigo, inclusive ajudando as noivas, instruindo dando dicas e fazendo indicações) e pretendo ter filhos e quem tem sabe que eles custam dinheiro, mas acho que isso é da vida.

Conheça eles pessoalmente, tem que existir afinidade, pois passaremos o dia todo com vocês e um clima bacana, descontraído com risadas sempre é favorável.

Espero de verdade ter conseguido passar com muita honestidade um pouco desse mundo que é o da "nova filmagem de casamento". Se gostou do meu trabalho, peça um orçamento ou marque uma visita sem compromisso para me conhecer pessoalmente e um pouco mais do meu trabalho.

Abraços!




Fica a dica! =)

Escolhendo a Filmagem

Voltamos a nossa programação normal.

E nosso casamento (ou a organização dele) está super funcionando. Temos muitos fornecedores contratados e a ansiedade a cada dia só faz aumentar.

Mas hoje eu quero falar sobre a escolha da filmagem.

Posso dizer que esse foi um dos itens mais fáceis de escolher. Não tive uma crise como foi com a fotografia, talvez por, na época da escolha, estar muito certa do que esperava pro nosso casamento.

Bom, eu já disse aqui em outro post que, na época da escolha da fotografia, eu tinha um profissional que fazia foto+video. Entre as nossas idas e vindas, até cogitamos o profissional, pois o material dele era de primeira, muito bem filmado. Mas quando você começa a se informar dessas coisas, inevitavelmente você começa a conhecer outros estilos (e profissionais). Eu lembro que comecei a ver videos de casamentos praticamente hollywoodianos e (pensava) que eram muito caros. Contudo, a estética, a poesia na filmagem, a sutileza, a delicadeza do filme me faziam desejar aquilo pro nosso grande dia. 

Verdade é que muito do que eu pesquisei pra foto me fez ser mais exigente com a filmagem. 

Bom, comecei a ver videos e mais videos de fornecedores. E é engraçado. A máxima do "se você não se vê na foto, então o fotógrafo não é pra você" também se aplica aos vídeos. Eu assistia e simplesmente não me via nos videos, aquela não era e nem seria eu. E como um momento único, eu desejava ter um profissional que eu me identificasse, que eu apreciasse, vivesse o trabalho.

Entra em sites aqui e ali, eu fiquei entre dois. Um era uma empresa já consolidada e outro, era um profissional que estava "começando" (alguns casamentos na estrada). Os dois eram trabalhos belíssimos. Pedi orçamento dos dois.

De posse do orçamento e do material do site de cada um deles, fui para as entrevistas. Primeiro com o profissional "novo". Fomos super bem recebidos, assistimos vários videos, equipamentos foram apresentados para nós, explicações dadas e ai, a surpresa, o tal "short film".

Noivas, se liguem nisso. A pateta aqui estava achando que aqueles vídeos de casamento lindíssimos que eu via nos sites dos diversos fornecedores eram um "resumo" de uma filmagem muito maior que exista. Ledo engano. Hoje em dia, ainda existem profissionais que filmam tudo: do making off, cerimônia, à festa e fotos... São filmagens que geram um material de 2, 3 horas em média. Mas, quem tem tempo (saco) pra ver tudo isso? Pensando nisso, muitos profissionais estão investindo em versões mais sucintas dos eventos, somente com os fatos principais, gerando arquivos com 10-12 minutos até 30 min (dependendo do fornecedor). Isso gera economia de tempo, só registra o que realmente importa e dá dinamismo a filmagem.

Aí, nosso colega filmmaker me desanimou. Como assim eu teria 12 min do meu grande dia? Mas gente, não é que é verdade? Ele me mostrou uma filmagem na integra e nossa... que saco. 

Recebidos orçamentos, fomos pra casa. No caminho de volta, pensando com meu noivo, olhei o orçamento da concorrente. Eu pagaria um valor mais caro e receberia um dvd com até 30 min do meu dia. O fornecedor que tinha acabado de nos atender nos daria um short de 12 min em média, mais barato, com um diferencial - a filmagem na íntegra continuaria sendo feita. 

Explico-me: a filmagem dinâmica, linda de viver seria feita por ele. Já a na íntegra, seria feita por uma câmera, posta no altar, pegando todo o evento e não sofreria edições. Ou seja, eu receberia dois materiais. 

Confesso que fiquei dúvida. Esteticamente falando, eu estava tendendo para o material da concorrente, a que não havíamos visitado ainda. Apesar de ser mais cara, estávamos dispostos a arcar, pois o material era muito bom. Mas a ideia de não ter meu casamento registrado todo em vídeo me desagradava.

Por outro lado, o fornecedor que havíamos visitado, além de ser muito atencioso, era mais barato, possuía uma material de boa qualidade e a filmagem completa. Ele me entregaria um short, mas eu teria os outros momentos do meu casamento. Era o melhor dos dois mundos.

Conversando com o meu noivo, decidimos pelo fornecedor que havíamos visitado porque ele conseguiu nos dar aquilo que queríamos. Veja bem, nosso argumento de decisão não foi o valor. Tínhamos como arcar com um fornecedor mais caro. O diferencial, o que fez com que optássemos foi o fato de recebermos, também, uma filmagem na íntegra. Foi aí que eu me identifique com o trabalho do rapaz. Mesmo sabendo que ninguém teria saco pra ver 2 horas de filme, eu queria ter, também, as duas horas. 

E mais feliz ainda fiquei ao acompanhar o trabalho do nosso eleito e perceber o seu amadurecimento em termos de filmagem e montagem. Hoje, ele não deixa nada a desejar em relação aos concorrentes. E não é porque o contratamos, não. Ele realmente amadureceu e apresenta cada vez mais trabalhos belíssimos. Eu me vejo em suas filmagens.

Se ficou curioso, ele é o Flávio Jobim.

Moral da história: noivas, não temam em investir em profissionais que estejam começando. Conversem, conheçam, se informem. As vezes, um cara que está chegando agora está com tanto gás que vai fazer/oferecer um serviço de melhor qualidade do que uma empresa já consolidada. Procure saber se o fornecedor tem o seu perfil e não tema.

Estamos muito satisfeitos com nossa escolha. A cada vídeo, é a certeza de que teremos uma mega cobertura.


Fica a dica! =)

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman