Logo após, William - vestindo impecável farda militar - vislumbrou sua noiva em seu (belíssimo!) vestido de casamento. Kate entrou na Abadia ao som de "I was Glad ("Eu fiquei Feliz"). A música foi composta por Sir Charles Hubert Parry Hasting, para a coroação de Edward VII, na Abadia de Westminster em 1902. Gente, nessa hora não me contive e quase chorei! Foi emocionante!
A cerimônia, extremamente conservadora e tradicional, transcorreu sendo filmada e exibida não só por toda Inglaterra, mas pelo mundo. Na saída da cerimônia, não houve o tão tradicional beijo, que seria dado na sacada do palácio. Após, os recém-casados seguiram para o Palácio de Buckingham. Confira o trajeto:
A linha em azul indica a procissão do Príncipe William e de (agora) Sua Alteza Real, a Duquesa de Cambridge Catherine (#bapho!) após o casamento. O trajeto passa pelo coração do passado de Londres e alguns dos mais famosos marcos históricos da Grã-Bretanha, como o Parlamento e o Palácio de St James.
 |
Carruagem utilizada no casamento entre Príncipe William e Kate Middleton. |
Mas vamos ao que interessa: o vestido! Assinado pela estilista Sarah Burton, diretora de criação da grife Alexander McQueen, Kate não poderia ter feito melhor escolha. Apesar da Maison ser conhecida por sua ousadia, o modelo respeitou os protocolos reais, não deixando de ser contemporâneo. Eu achei, inclusive, que ele tinha certo ar "vitoriano" - bem justo e acinturado - (#historiadorafeelings!). Era sóbrio, sem perder o requinte. Aqu, a máxima "Menos é mais" caiu como uma luva. Kate tinha corpo, postura e classe para usar esse vestido que roubou todas as atenções.
Confira algumas fotos.
Muito comentaristas afirmaram que o vestido era muito semelhante ao usado por Grace Kelly em seu casamento. De fato. Mas o decote no vestido de Kate e a ausência da "pala" na cintura, modernizaram o modelo.
O buquê de Kate, ao invés de ser jogado para as solteiras de plantão como nos casamentos mais usuais, foi posto no túmulo do soldado perdido, que é uma construção em homenagens aos combatentes não encontrados da Segunda Guerra Mundial e de outras batalhas.
Mostrando a preocupação e a atenção que terão com causas sociais, o casal pediu que os convidados em vez de presenteá-los com objetos, doassem dinheiro para algumas entidades pré-selecionadas por William e Kate.
Uma outra curiosidade é que a data escolhida para o casamento não foi aleatória, mas sim no dia que se comemora o Dia de Sta. Catarina. Hoje foi feriado na Inglaterra.
Mais tarde, depois de todos os membros da Família Real Beritânica retornarem ao Palácio, o tão esperado momento: William e Catherine aparecem na sacada do Pálacio de Buckingham para o tradicional (lembrando que esse "tradicional" começou com Diana em 1981 - Ah! Hobsbawn!)
Após, o casal, junto com os familiares, participaram de uma recepção para cerca de 650 convidados (estavam presentes na Abadia 1900!). A noite haveria nova comemoração, mais íntima ainda! Um jantar para cerca de 300 convidados, organizado pelos irmãos dos noivos. Catherine surpreendeu mais uma vez! Para a recepção trocou de vestido! Seguindo o mesmo estilo de cintura marcada, mas mais simples que o da cerimônia, o requinte ficou por conta do cinto e do cardigan de pele, para se proteger do frio.
E por falar em comemoração, confira o bolo de casamento lindíssimo (e com muitas camadas!) deles. A recepção fez dois bolos: um de frutas, para os convidados e o outro de chocolate, a pedido do príncipe. Belo trabalho de doceria.
A saída no Aston Martin todo decorado foi demais! Nas cores nacionais, balões... Tudo perfeito! E a placa?
Em todo o momento, Catherine possui uma postura totalmente diferente da de sua ex-sogra, a princesa Lady Di. Ao contrário de Daiana, que detinha um olhar triste, se escondendo atrás da franja (timidez talvez) e que possuía um guarda roupa mais conservador, Catherine esbanja determinação! Anda de cabeça erguida, usa modelos contemporâneos com decotes (mas não abusivos). Embora seja mais moderna, não é apelativa. Tasmbém pudera! Catherine casou-se com 29 anos, é formada em História da Arte... viveu mais do que Diana, que ao se casar, tinha 19 anos e demonstrava não ter malícia.
Mas duas coisas unem ambas: sua elegância e simpatia. resta saber se Kate, agora, será tão fotografada quanto foi a mãe de William. Temos de esperar...
 |
Kate e Diana: comparações são inevitáveis. |
Só podemos desejar aos recém-casados muitas alegrias e que sejam felizes para sempre! =)
Site oficial:
www.officialroyalwedding2011.org
Fica a dica! =)