Quem acompanha o blog sabe que sou louca por Chanel. Tento saber o máximo de coisas sobre ela. De livros a filmes, tudo sobre a estilista me fascina. Sou tiete mesmo sabe? Do tipo que dá pulinhos de felicidade por saber que ela era uma leonina com ascendente em sagitário, como eu (#aloka!).
Fazer qualquer coisa sobre Chanel é muito difícil. Porque a estilista mentia frequentemente sobre seu passado. E tudo que contava estava sujeito a alterações em cada versão que contava. Existem dados que não mudam: seus dois amores (Étienne Balsan e Boy Capel), a amiga Misia, o fato de ter passado boa parte de sua infância no convento, o início de sua carreira ter se dado fazendo chapéus e etc. A partir daí, tudo é conjectura baseada em informações de amigos e registros.
Recentemente adquiri alguns filmes sobre a estilista e quero compartilhar com vocês.
Coco antes de Chanel (2009) - Audrey Tautou dá um banho na pele de Chanel. O filme dá ênfase nas relações amorosas da estilista, do anonimato ao estrelato (por isso o nome) e agrada pela delicadeza com que trata a vida da estilista.
Coco & Igor (2009) - Mais intenso que o filme de Tautou, esse filme mostra uma Chanel mais séria e obsessiva diante de suas vontades. Anna Mouglalis está perfeita no papel da estilista! Eu até sinto certa "raiva" de Chanel, pois o foco aqui não são as suas relações anteriores, mas a suposta relação que manteve com o compositor Igor Stravinsky, provavelmente enquanto era casado. Como eu disse, especulações. O filme foca na paixão que guia os dois em seus trabalhos e na ajuda que a estilista deu ao músico para compor sua obra de maior destaque - A Sagração da Primavera.
Coco Chanel (2008) - Seriado - O seriado que traz Shirley Maclaine impecável como Chanel e conta a ascensão da estilista de uma forma diferente. Ela parte da "fracassada" coleção de Chanel e na sua luta pela criação de uma nova coleção em tempos de estilistas como Dior. A série faz viagens no tempo, que remontam a infância difícil e seus dois conhecidos amores, Balsan e Capel. Recheada de modelos da maison e com pitadas de citações da estilista, o seriado é uma delícia!
Fica a dica! =)
0 comentários:
Postar um comentário