Páginas

Escolhendo a Filmagem

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Voltamos a nossa programação normal.

E nosso casamento (ou a organização dele) está super funcionando. Temos muitos fornecedores contratados e a ansiedade a cada dia só faz aumentar.

Mas hoje eu quero falar sobre a escolha da filmagem.

Posso dizer que esse foi um dos itens mais fáceis de escolher. Não tive uma crise como foi com a fotografia, talvez por, na época da escolha, estar muito certa do que esperava pro nosso casamento.

Bom, eu já disse aqui em outro post que, na época da escolha da fotografia, eu tinha um profissional que fazia foto+video. Entre as nossas idas e vindas, até cogitamos o profissional, pois o material dele era de primeira, muito bem filmado. Mas quando você começa a se informar dessas coisas, inevitavelmente você começa a conhecer outros estilos (e profissionais). Eu lembro que comecei a ver videos de casamentos praticamente hollywoodianos e (pensava) que eram muito caros. Contudo, a estética, a poesia na filmagem, a sutileza, a delicadeza do filme me faziam desejar aquilo pro nosso grande dia. 

Verdade é que muito do que eu pesquisei pra foto me fez ser mais exigente com a filmagem. 

Bom, comecei a ver videos e mais videos de fornecedores. E é engraçado. A máxima do "se você não se vê na foto, então o fotógrafo não é pra você" também se aplica aos vídeos. Eu assistia e simplesmente não me via nos videos, aquela não era e nem seria eu. E como um momento único, eu desejava ter um profissional que eu me identificasse, que eu apreciasse, vivesse o trabalho.

Entra em sites aqui e ali, eu fiquei entre dois. Um era uma empresa já consolidada e outro, era um profissional que estava "começando" (alguns casamentos na estrada). Os dois eram trabalhos belíssimos. Pedi orçamento dos dois.

De posse do orçamento e do material do site de cada um deles, fui para as entrevistas. Primeiro com o profissional "novo". Fomos super bem recebidos, assistimos vários videos, equipamentos foram apresentados para nós, explicações dadas e ai, a surpresa, o tal "short film".

Noivas, se liguem nisso. A pateta aqui estava achando que aqueles vídeos de casamento lindíssimos que eu via nos sites dos diversos fornecedores eram um "resumo" de uma filmagem muito maior que exista. Ledo engano. Hoje em dia, ainda existem profissionais que filmam tudo: do making off, cerimônia, à festa e fotos... São filmagens que geram um material de 2, 3 horas em média. Mas, quem tem tempo (saco) pra ver tudo isso? Pensando nisso, muitos profissionais estão investindo em versões mais sucintas dos eventos, somente com os fatos principais, gerando arquivos com 10-12 minutos até 30 min (dependendo do fornecedor). Isso gera economia de tempo, só registra o que realmente importa e dá dinamismo a filmagem.

Aí, nosso colega filmmaker me desanimou. Como assim eu teria 12 min do meu grande dia? Mas gente, não é que é verdade? Ele me mostrou uma filmagem na integra e nossa... que saco. 

Recebidos orçamentos, fomos pra casa. No caminho de volta, pensando com meu noivo, olhei o orçamento da concorrente. Eu pagaria um valor mais caro e receberia um dvd com até 30 min do meu dia. O fornecedor que tinha acabado de nos atender nos daria um short de 12 min em média, mais barato, com um diferencial - a filmagem na íntegra continuaria sendo feita. 

Explico-me: a filmagem dinâmica, linda de viver seria feita por ele. Já a na íntegra, seria feita por uma câmera, posta no altar, pegando todo o evento e não sofreria edições. Ou seja, eu receberia dois materiais. 

Confesso que fiquei dúvida. Esteticamente falando, eu estava tendendo para o material da concorrente, a que não havíamos visitado ainda. Apesar de ser mais cara, estávamos dispostos a arcar, pois o material era muito bom. Mas a ideia de não ter meu casamento registrado todo em vídeo me desagradava.

Por outro lado, o fornecedor que havíamos visitado, além de ser muito atencioso, era mais barato, possuía uma material de boa qualidade e a filmagem completa. Ele me entregaria um short, mas eu teria os outros momentos do meu casamento. Era o melhor dos dois mundos.

Conversando com o meu noivo, decidimos pelo fornecedor que havíamos visitado porque ele conseguiu nos dar aquilo que queríamos. Veja bem, nosso argumento de decisão não foi o valor. Tínhamos como arcar com um fornecedor mais caro. O diferencial, o que fez com que optássemos foi o fato de recebermos, também, uma filmagem na íntegra. Foi aí que eu me identifique com o trabalho do rapaz. Mesmo sabendo que ninguém teria saco pra ver 2 horas de filme, eu queria ter, também, as duas horas. 

E mais feliz ainda fiquei ao acompanhar o trabalho do nosso eleito e perceber o seu amadurecimento em termos de filmagem e montagem. Hoje, ele não deixa nada a desejar em relação aos concorrentes. E não é porque o contratamos, não. Ele realmente amadureceu e apresenta cada vez mais trabalhos belíssimos. Eu me vejo em suas filmagens.

Se ficou curioso, ele é o Flávio Jobim.

Moral da história: noivas, não temam em investir em profissionais que estejam começando. Conversem, conheçam, se informem. As vezes, um cara que está chegando agora está com tanto gás que vai fazer/oferecer um serviço de melhor qualidade do que uma empresa já consolidada. Procure saber se o fornecedor tem o seu perfil e não tema.

Estamos muito satisfeitos com nossa escolha. A cada vídeo, é a certeza de que teremos uma mega cobertura.


Fica a dica! =)

0 comentários:

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman