ABRAVANAR: se libertar, se soltar. "vai lá e abravana" é uma das frases mais ouvidas ultimamente.
BABADO: é um jeito doce e "amigo" de dizer fofoca.
BOHO: abreviação de bohemian, que significa boêmio. É o famoso estilo hippie de butique, com muitas influências dos anos 1970.
BELOCO: cabelo. Uma das manias é dizer tudo de trás para frente, misturar e até trocar as sílabas.
BRITNEY - é o mesmo que uma pessoa louca, descompensada, sem noção.
CONSTANZA: alguém que quer fazer parte do mundo da moda, mas exagera na dose e faz tudo errado - inclusive pronunciar o nome da consultora de moda, Constanza Pascolato, de maneira equivocada.
DRESS CODE: código de vestir. Geralmente impresso nos convites, com a intenção de ajudar o convidado a se vestir e estar adequado em determinada situação.
FAST FASHION: Fast-fashion, traduzido como moda rápida, é o termo utilizado por marcas que possuem uma política de produção rápida e contínua de suas peças, trocando as coleções semanalmente, ou até diariamente, levando ao consumidor as últimas tendências da moda em tempo recorde e com preços acessíveis. O conceito foi criado na Europa por grandes varejistas, como H&M, Zara e Top Shop. No Brasil, grandes redes de varejo, como a C&A, a Renner e a Riachuelo, aderiram à tendência.
FOLK: na música, é um estilo típico do interior dos Estados Unidos. Na moda, é a roupa cheia de franjas, com toques rústicos e artesanais, inspiradas em culturas distantes como as do LesteEuropeu.
GEEK CHIC: gíria que vem do inglês geek, usado para designar os viciados em tecnologia. É daí que vêm os óculos com armações grandes e grossas, usados, inclusive, por quem não tem um mísero grau de miopia.
GIPSY: é o estilo cigano, bem em alta, graças à moda étnico chic - pense em saias longas, estampas, bordados e medalhinhas.
GIRLIE: alguém que se veste e se comporta como uma menininha.
GONGAR: no dicionário real significa "reprovar", mas os fashionistas adoram dizer "gongou" para algo que deu errado ou para alguém que queimou o próprio filme.
HIGHLIGHTS: O momento mais quente, a sensação de um desfile, de algo evento
HI-LO: do inglês high (alto) e low (baixo). É usado na moda para dar nome aos looks que misturam peças caras, de grandes grifes, com itens baratinhos e sem assinatura - como uma bolsa Chanel usada com uma camiseta Renner.
HYPE: Excesso de propaganda, algo que cause muita expectativa antes de seu lançamento, euforia de divulgação. Na moda, é algo como moderno, da última moda.
HAUTE COUTURE: Alta costura
HEAT: Algo quente, caloroso
HIT: Algo que é o sucesso da estação
HOBO: inspirado nos jovens sem casa, que viviam nos Estados Unidos nos anos 1930 (época do crash da Bolsa) e pegavam carona em trens. É o estilo que prioriza roupas cheias de bolsos e muitas sobreposições, como se a pessoa levasse a própria casa nas costas.
IT: a definição de ser it é como ser ou ter aquele diferencial, um algo a mais. É a peça que levanta a produção: bolsas e sapatos são os favoritos das mulheres. No caso das meninas mais estilosas, a definição é it girl - garota que se destaca pelo seu estilo e é copiada por outras meninas.
JET SET: Grupo de pessoas na sociedade que tem poder aquisitivo suficiente para viajar freqüentemente de avião, especificamente de jatinhos particulares.
LABEL: Grife
LBD: sigla para ‘Little Black Dress’, o vestidinho preto básico.
LITTLE BLACK DRESS: Pretinho básico
LULUS: Meninas ricas, patricinhas
LADYLIKE: o estilo "mulherzinha", adorado por quem não dispensa uma boa saia rodada.
MUNDINHO: um microcosmo que vive em função da moda.
OFF-WHITE: variação de branco. Branco ‘sujinho’.
OUT OF FASHION: Fora de moda
PANGUÃO - é o mesmo que "o cara que se veste mal".
PRÊT-À-PORTER: do francês, ‘pronto para usar’, o oposto de alta costura. Roupas prontas divididas por tamanhos e não feitas sobre medida.
RICA (ou fina, ou grega, ou novela das 8): mulher impecável que sabe se vestir e se maquiar de maneira ultraelegante.
SAVOIR-VIVRE: Saber viver.Ter conhecimento e prática dos usos e costumes da vida social, habilidade em lidar com os seres humanos em geral, decorrente da experiência da vida e do convívio com outras pessoas; tirocínio, discernimento. Na moda é utilizada pra te dizer que alguém sabe viver porque tem elegância, é fino.
SO LAST SEASON: algo que está totalmente fora de moda.
STYLISTS: Profissional que cuida estilo de marca, ou produção de moda.
TEE: de T-shirt, que significa camiseta, em inglês.
TRENDSETTER: Gerador de tendência, gente que lança moda.
UP: Dar um trato no visual, levantar o astral, deixar pra cima.
VINTAGE: Uma peça antiga, que tenha mais de 20 anos de idade. Não confundir com retrô.
Gostou?
Fica a dica! =)
0 comentários:
Postar um comentário