Páginas

Day-by-Day Bridal: A escolha do Fotógrafo

terça-feira, 5 de junho de 2012


Então, meus leitores fantásticos. Estou aqui para voltar a falar da organização o casamento. Hoje vamos falar da escolha do fotógrafo.

Já faz um certo tempo que eu e meu noivo fechamos com o fotógrafo (na verdade foi a primeira coisa que contratamos).Mas hoje eu quero falar com vocês sobre como foi essa escolha.

Eu sempre li em revistas de casamento que a escolha do fotógrafo deve ter dois critérios: um - identificação com o trabalho do fotógrafo e 2 - Orçamento.

Eu já tinha um fotógrafo em mente, pois sempre fui ligada em design e comparava as fotografias de diversos profissionais. Havia um especial que eu gostava. Quando começamos a pensar em casamento, era aquele que eu desejava para nosso evento.

Aí, eu acabei folheando uma revista e conheci o trabalho de outro fotógrafo. Ele não era do Rio, mas suas fotos eram belíssimas. De uma delicadeza ímpar, verdadeiras obras de arte. Pois bem, esqueci a minha primeira opção e fui direto nele. Mandei email e ele prontamente de respondeu. Daí, veio o desespero: R$ 7.000,00 (isso, SETE MIL) por um álbum. Como ele era de Brasília, tinha que pagar por três dias de hospedagem, passagem e transporte dos profissionais. Murchei na hora.

Não que seja caro. Acho que pra qualidade de material que ele oferece, pro trabalho aquilatado dele, está justo. Mas nosso budget não permitia. Era a gente que não tinha com  financiar um profissional desse tipo.

Ai, voltei pra realidade, desisti dele. Voltei para aquela primeira opção que tínhamos. Marcamos uma visita. Esse tinha além de foto, o vídeo. O preço era bem mais interessante. Pagaríamos R$ 6000,00 (arredondando) por um álbum e pela filmagem. Mas eu não gostei. Estava com a referência do trabalho de outro e daí não teve jeito, não gostei. Não "me vi" mais naquelas fotos, apesar de ter sido bem tratada e super bem recebida por eles.

Estava já resignada a contratá-lo, que tem um ótimo trabalho, mas que eu não estava mais me identificando. Quem não tem cão, caça com gato, né? Eu ia aceitar. O preço era interessante, era um pacotão e atendia em termos de qualidade o que buscávamos, mesmo que não fosse mais a estética que eu buscava. 

Olhei muitos fotógrafos. Meu noivo foi um fofo e descobriu um site com um ranking com os melhores fotógrafos de casamento no mundo. Nessa lista encontramos uma fotógrafa brasileira. Na mesma época, uma colega da faculdade casou e publicou as fotos no FB. Além disso, descobrimos mais uma fotógrafa na internet. 

Escrevi para os três. Tentei marcar com os três. A fotógrafa da lista tentou marcar com a gente em Copa, mas nossa agenda não fluiu. E o orçamento dela era muito alto. Era um pouco abaixo do meu "fotógrafo-referência", mas ainda assim salgado. O noivo, na hora, apitou "Se for pra pagar esse valor, vamos pro que oferece o pacote...". Desistimos.

O fotógrafo da minha colega foi super fofo e chegamos a marcar com ele. Mas no dia ele meio que quis desmarcar, pois iria nos receber em casa, achava que a reunião não renderia... Achamos mega esquisitos e não buscamos mais. Ele nos escreveu, disse que reservou a nossa data e tentou uma nova reunião (bola dentro!), mas como a nossa agenda não bateu, não procuramos mais.

A terceira fotógrafa nem nos respondeu.

Nessa altura do processo, eu já estava desolada. Achava que estava passando o tempo (isso era nos idos de fevereiro! Nosso casamento é em JUNHO do ANO que vem), que não íamos achar um fotógrafo com a nossa data pela demora (oi?) e achava que estava sendo super exigente, buscando uma estética de UMA pessoa em outras, sonhando algo que não era pro nosso bico. Nesse ponto, o argumento do dinheiro fala alto. Meu noivo dizia que não compensava apagar um valor a mais, sendo que por um pouco menos teríamos dois serviços. Até que...

...Até que eu conheci o meu fotógrafo (sim, eu sou possessiva!). Estava no FB e vi a foto de um colega de faculdade que tinha sido padrinho de casamento. Olhei a foto, estava buscando fotógrafo e cai na fã-page do fotógrafo. Olhei as fotos, achei bacana, especialmente uma na estrada, na neblina. Apaixonei na hora.

Fui pro site. Gostei de todas as fotos. Não era a estética do meu "queridinho", mas era OUTRA estética. Tinha amor, tinha delicadeza, tinha tchá-tchá-tchá! Não pensei duas vezes. Mandei email, recebemos o orçamento e opa! Cabia no orçamento. Era questão de ligar pra marcar a reunião. Liguei. Fui SUPER bem atendida. Estava cada vez mais ansiosa pra conhecê-lo!

Marcamos num final de semana e ele foi com a esposa. Conversamos por quase três horas. Eles foram super atenciosos, mostraram os álbuns, tiraram dúvidas de cobertura, pagamento, dinâmica do dia... Ainda deram dicas de fornecedores e contaram um pouco da trajetória dele. Saímos de lá com uma ótima impressão e a certeza de que tínhamos achado a pessoa certa. 

Nos despedimos, conversamos (eu e meu noivo) durante o sábado e domingo e no fim do domingo ligamos pra ele pra dizer que ficaríamos com ele. Afinal, vai que uma noiva louca marca no nosso dia? 

O nosso fotógrafo é o Fabio Moro. Já mandei um email pra ele e vamos postar aqui uma entrevista com ele a esposa dele, a Clara. Aguardem. Por hora, confiram algumas fotos.




A foto na neblina...

Ficou curiosa? Acesse o site dele! http://www.fabiomorofotografia.com.br Tem um blog com as coberturas de casamento e uma sessão com as melhores fotos. Eu suuuuper recomendo! =)

O mais legal de toda essa história foi perceber que com um pouco mais de tempo e calma, a gente acha o fornecedor certo. Por isso, noiva, não se desespere. Pesquise muito e espere que o fornecedor certo irá te achar (ou ser achado). 

Olhando com mais frieza, hoje, imagina se eu tivesse contratado o trabalho do primeiro fotógrafo? Teríamos foto e vídeo juntos, mas eu não estaria feliz. E o que mais ouço é que se há uma única coisa que desagrade a noiva, tudo isso vira um efeito avalanche. Não estando com um fotógrafo que 100% me agradasse, eu não me sentiria a vontade de ser clicada, por estar aborrecida, as fotos naturalmente não sairíam belas. 

Percebam, não estou aqui pondo em pauta a qualidade do profissional (é um cara de anos de estrada, super profissional!). As fotos dele são belíssimas! Mas não belas pra o que EU esperava.  E se o argumento do dinheiro-desespero de tempo-"falta de opções" tivesse falado alto, era ele agora quem estaria contratado pra nos fotografar. #nopanic noiva!

Quando eu e meu noivo comparamos orçamentos, serviços e material entregue pelos dois, e vimos que nós dois estávamos satisfeitos com o material do Fabio, na hora deu o estalo "é ele!".  E agora eu sei que farei ótimas fotos com o meu noivo pois estarei a vontade com um profissional em que confio, em que acredito no trabalho, em que "me vejo" nas fotos.

Espero que esse relato ajude você na sua escolha. Sem pressa. Não deixe de buscar. Mas não se apresse em contratar o primeiro pela frente. O fornecedor certo vai aparecer.

Fica a dica! =)

0 comentários:

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman