Páginas

Por que contratar uma wedding planner?

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Eu confesso que, inicialmente, não imaginei chamar uma assessorista/cerimonialista. Isto porque eu sou mto centralizadora e gosto das coisas do meu jeito. Ao começar a me informar sobre casamentos recensionistas e com "a cara dos noivos" e visitando blogs como o Casando sem Grana, eu achava que reunia todos os predicados necessários pra ser uma noiva Do it Yourself.

Tá, eu não errei. Eu sou essa noiva. Mas no momento da minha vida errado. Eu estou trabalhando mto, fazendo tese e ainda por cima organizando casamento? Só se meu dia tivesse 30 horas! Esse blog mesmo ficou desatualizado por meses só porque me dediquei aos primeiros momentos da organização, quando meu trabalho ainda não estava pegando fogo...  Imaginem tudo isso junto.

Então me rendi. Fomos a caça de uma wedding planner. Mtos cartões,  algumas indicações e uma certeza: deveria ser alguém que tivesse 100% de afinidade com a gente. Que eu me sentisse a vontade. Que meu Xuxu (meu noivo) confiasse a ponto de permitir que abríssemos esse espaço, essa certa "intimidade" de nossas vidas pra alguém até aquele momento totalmente estranha a nós. É difícil, gente. Eu acho. Porque é alguém que vai pensar com vc tudo: convite,  cor, decór... Se a afinidade não rola, baby... So sorry.


Daí tivemos duas indicações. Uma delas foi a Prill, do Vou Casar e Panz! A Prill diz que ama fazer casamentos diferentes. Como diz seu lema "Casamentos alternativos, para noivas independentes". mandamos email, preenchemos um formulários com o perfil do casal e torcemos os dedinhos pra ela nos aceitar. BÊÊÊÊ! Não foi. Isso porque a Prill disse que o nosso perfil não era o do estilo de assessoria dela. Ai a gente sentou no meio-fio da rua e chorou. 

Mas como Deus é mto bom, a Prill mandou contato pra gente da assessorista dela, a Julia da Oh Happy Day. Ela tbm já havia sido indicada pelos nossos fotógrafos xuxus Fabio Moro e Clara. Mandamos email, marcamos um encontro e... paixão a primeira vista!!!

A Júlia é uma fofa, super calma,  simpática e super entendeu nossa proposta de casamento. Deu várias idéias e nos deixou com gostinho de quero mais para a próxima reunião. E o valor dela foi justo para o serviço que irá nos prestar.

Mas por que estou falando tudo isso? Bom, eu imagino que muitas noivas tenham essa dúvida. Acham que uma cerimonialista/assessorista é um luxo, algo que pode facilmente ser dispensável. Cara, eu não acho e nem cheguei ao nosso casamento para saber que foi uma decisão super bem vinda.

Nos primeiros meses de organização do casório, eu e meu noivo dispúnhamos de mais tempo. Definimos fotógrafo, filmagem, lugar, celebrante... Tínhamos idéia de cores e até ensaiamos um estilo de convite. Temos até a trilha sonora mais ou menos definida.

Mas quando chegamos na recepção, vestido, prazos... Gente, é muita coisa! Dá pra fazer sozinha? Dá. Mas é quase que uma profissão noiva. Vc só pensa, respira, idealiza isso. Tem que mandar email pra fornecedor, tem que esperar resposta, lembrar de orquestrar reuniões, orçamentos... Se vc não é uma pessoa organizada ou que tem um ritmo de trabalho que lhe possibilite as duas atividades, imagina a confusão?

Há ainda outro perigo: existem mutos fornecedores de casamento, mas nem todos são realmente idôneos ou preocupados com a qualidade de seus serviços. Existem muitas empresas que não estão preparadas para cumprir aquilo que prometeram aos noivos no momento de assinatura do contrato. E os noivos só descobrem isso na hora do casamento, quando não há mais o q fazer e, muitas vezes, acabam nem correndo atrás na justiça, porque não tem mais o que ser feito. A data já foi.

É aí q entra a cerimonialista/ assessorista. Ela já conhece os fornecedores, já sabe o caminho das pedras, o que funciona ou não. É um olho especializado num terreno em que não somo especialistas. É um olhar externo, que pode sugerir, pode dar ideias e o melhor: resolver pepinos do dia! (sim, não seja inocente ao ponto de achar que alguma coisa não dará errado). Imagina se a sua cabeleireira falta? Ou se chove?  Ou se um convidado se excede em algo... Sei lá, qualquer pepino! Ela está lá, como um anjinho da guarda velado pra vc ficar linda, sem preocupações e rugas. Para que tudo dê certo e, se algo não der, contornar o problema sem que você se estresse e seu dia mais lindo seja inesquecível.

Agora, tem todo tipo de orçamento. Se vcs não tem como pagar uma assessoria completa (um ano de antecedência - o recomendado), existem profissionais que disponibilizam o serviço com 30 dias de antecedência da data (pros retoques finais) ou mesmo só pro dia (pra organizar cortejo, ver detalhes da hora). Tem profissionais pra todos os gostos e bolsos. Cabe uma boa pesquisa.

Dentre algumas vantagens (o que elas fazem... - lembrando que isso varia dependendo do profissional):


  • previsão de orçamento geral e gerenciamento de despesas com apoio de planilhas financeiras, 
  • ajuda na escolha da data, horário, sugestões de cardápio, estilo, cores do casamento etc;
  • solicitação de orçamento, negociação com todos os fornecedores do evento.
  • elaboração de cronograma com todos os prazos;
  • agendamento e acompanhamento das reuniões entre os noivos e os fornecedores escolhidos;
  • organização da lista de convidados 
  • RSVP passivo;
  • acompanhamento nas provas do vestido, cabelo e maquiagem;
  • assistência aos noivos, por telefone, durante todo o grande dia;
  • recepção e acomodação do noivo, pais, padrinhos e madrinhas;
  • coordenação dos profissionais envolvidos durante o evento;
  • coordenação de horários, juntamente com a equipe do buffet, para início e término dos serviços de alimentação e bebidas;
  • reserva de lugares no salão, se necessário;
  • entrega dos adereços e lembrancinhas;
  • verificação das músicas escolhidas pelos noivos

Acho que vale a pena estudar essa possibilidade. Estamos e não nos arrependemos. Está sendo super positivo.

Fica a dica! =)

1 comentários:

Julia Pessoa disse...

sua fofa!!

adorei o post! vc falou tudinho que eu sempre digo!! hehehehe!

brigada pela confiança, viu?

e vamos q vamos!

bjcas!

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman