Foto de autor desconhecido. Flávio de Carvalho saiu pelas ruas do centro de São Paulo vestindo blusa com pregas, saia de pregas e sandália para os pés, 1956.
Em 1956, Flávio Carvalho – pintor, desenhista e arquiteto que estudou a relação da moda e os movimentos da história entre os anos 30 e 50, surpreendeu ao sair pelas ruas do centro de São Paulo vestindo blusa com pregas, saia de pregas e sandália para os pés! Totalmente a frente de seu tempo e polêmico.
O traje, batizado de "New Look de Verão", foi uma das mais importantes peças da arte brasileira do século XX, usado por Flavio de Carvalho em sua "Experiência nº 3". Carvalho, um dos artistas mais experimentais no Brasil, um dos precursores do happening e da performance na história da arte, polemizou ao caminhar, em 1931, de chapéu em sentido contrário ao de uma procissão de Corpus Christi. A polêmica foi registrada pelo próprio artista no livro "Experiência nº 2".
Como primeiro artista que trabalhou moda e arte, Carvalho andou pela cidade com dois conjuntos de saia e blusa: um de cor vermelha e outra que teria se perdido. A fotografia, de autor desconhecido, registrou o momento em que o artista mexeu com referenciais de vestimenta e inverteu relações de gênero refletidas na roupa.
Fica a dica! =)
0 comentários:
Postar um comentário