Páginas

Elegance is a must!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Existem certas coisas absolutamente abomináveis. O hábito do bem conviver nos faz negligenciar alguns comentários, ignorar algumas situações, mas fato é que um pouco de estilo e etiqueta não fazem mal a ninguém. E isso não tem nada a ver com Moda, ou algo que o valha. Tem a ver com educação.

Por quê eu digo isso? Bom, porque eu acredito que se conhecemos um pouco as coisas e detemos algum tipo de conhecimento devemos passá-lo a diante. E muitas vezes as pessoas pecam pela total ignorância de seus hábitos ou escolhas. E não há nada de mais belo do que ver alguém que, muito longe de saber se vestir ou falar bem, sabe se portar. É fina. Isso me faz lembrar uma professora que conheci na universidade, extremamente elegante em seus gestos e educação, mas acima de tudo, em seu caráter.

O mundo está carente de educação. As pessoas não possuem mais bons hábitos.  

Então resolvi elencar aqui um top 30 dos hábitos que tornam uma pessoa fina.  Let’s go!

1. Higiene 1 -Não jogue lixo no chão.
2. Higiene 2 -Não faça xixi na rua. É asqueroso e um reconhecimento de sua falta de educação.
3. Pontualidade - Não se atrase.
4. Não interrompa enquanto o outro fala. Espere a vez de falar.
5. Fale baixo – vc não precisa gritar. Reparem que quanto mais educada é a pessoa, mais baixo ela fala (salvo em situações onde se necessita falar alto, como dando uma aula, palestra etc..). Quanto mais baixo seu tom de voz, mais elegante.
6. Seja discreto 1 - gestos exagerados, chamar alguém aos berros pelo corredor do trabalho, gargalhar em voz alta... Tudo isso é absolutamente abominável. Nada com a boa discrição.
7. Seja discreto 2 – Não fique fitando as pessoas em situações que envolvam alguma esfera de sua intimidade a menos que seja requisitado para tal. Não fique olhando para o interior da carteira delas quando forem pagarem algo, não fique olhando o teclado quando forem digitar a senha, não olhe a tela do caixa eletrônico enquanto usam, não olhe para o interior de sua bolsa, mochila ou pasta quando mexem, não leia o que escrevem em papéis, não preste atenção em sua conversa... Concluindo: não fite ninguém em nenhuma situação. É absolutamente indelicado. 
8. Seja discreto 3 – Não jogue as coisas na mesa, não coma batendo os talheres no prato, não bata portas, não digite parecendo que vai quebrar o teclado. Menos ruído, mais silêncio.
9. Aprenda a usar o celular – Ok, aquela música pode ser formidável e por isso, ser  o toque do seu celular, mas as pessoas não precisam saber disso. Sequer ouví-la. Se vc não sente o telefone tocar no vibracall, escolha um toque de celular discreto, coloque num volume que você possa ouvir, mas que não perturbe as pessoas ao seu redor. Ao atendê-lo seja discreto, fale baixo e coloque o áudio do telefone baixo, afinal ninguém precisa ouvir o que seu interlocutor está dizendo do outro lado da linha. Ah! E nem preciso dizer para desligar o celular em reuniões, cinema, cultos religiosos... Se não pode desligar, coloque no vibracall.
10. Cigarro - Acredito que todo mundo sabe o quão é ruim para a saúde o cigarro. Mas as pessoas que fumam se esquecem do quanto perturbam as outras pessoas ao fumar perto delas. Se vc não consegue ficar sem fumar por longos períodos de tempo, faça-o afastado das pessoas. E tome cuidado com as janelas, ventiladores e etc. Elas dão a falsa idéia de circularem o ar. Se o vento estiver contra vc, toda a fumaça que você joga para fora volta e perturba quem não tem nada a ver com isso. 
11. Não toque nas pessoas – você pode até gostar de ser cutucado enquanto ouve uma boa história, mas creia: nem todo mundo gosta. Contenha seus impulsos e não fique tocando nas pessoas a cada 10 palavras. 
12. Entrou numa sala que estava com a porta fechada? Fecha-a assim que passar. Tirou uma cadeira do lugar, recoloque quando se levantar.
13. Cuidado com a intimidade excessiva– Não chame ninguém de “Ném”, “Bebê”, “Baby”, “Amor”, “Linda” e etc... Não tem nada de mais irritante!
14. Seja Cavalheiro – Não importa onde você esteja, se você é homem, ceda o lugar para uma dama. Ceda a passagem para as mulheres e pessoas mais velhas. 
15. Consideração - Jamais deixe idosos, gestantes, mães com crianças de colo e deficientes de pé (isso vale para homens e mulheres).
16. Não fure fila. 
17. Quando for bocejar, tossir, espirrar, pigarrear ou qualquer coisa assim, coloque a mão na boca.
18. Postura - Não se jogue na cadeira que nem um saco de batatas, não sente de pernas abertas (meninas), não sente na mesa, não apóie o pé na parede e nem nos móveis, não suba na cadeira e nem a faça de cadeira de balanço se ela não for...


Internet

19. Perda de tempo - Não repasse mensagens inúteis pelo e-mail - 90% das mensagens que recebemos pelo email são propagandas e emails inúteis. Apresentações em PowerPoint, correntes religiosas, piadas, fotos... Coisas totalmente inúteis. Você perde tempo lendo e perde tempo repassando. Delete-os e faça coisas mais úteis.
20. Exposição - Cuidado com o que você expõem na internet em sites de relacionamentos e nas fotos que você publica. Elas dizem muito sobre você.
21. Bom senso - Não baixe conteúdos ou coisas pessoais na internet do trabalho ou da faculdade.

Roupas

22. Vista-se de acordo com a ocasião – Isso não tem nada a ver com usar roupas de marcas. Tem a ver com usar a roupa certa pra a ocasião certa. Não exagere nos decotes, não use roupas demasiadamente justas, sujas ou com visível gasto. A Moda hoje em dia traz ótimas opções para termos variedade de escolhas para nossos compromissos, sem passarmos vergonha. Se vc não sabe combinar cores e não quer se arriscar, aposte nos tons do chamado “Dress Code”: azul marinho, preto e cinza para o trabalho; evite roupas decotadas e justas para a Igreja (seja qual for); transparências exageradas só ficam bonitas entre você e seu parceiro e Havaianas nem sempre vão com tudo... Tenha bom senso. Não é muito difícil, né?
23. Camisas de time – Na boa? Elas só são bonitas durante os jogos. Fora esse contexto, não as utilize. Fica ridículo.
24. Chapéu e óculos escuros – Tire-os assim que entrar em ambientes fechados.

Durante as Refeições

25. Quando estiver fazendo uma refeição, não suje tudo ao redor, não derrame o que beber na mesa, disponha os talheres de forma harmoniosa quando finalizar, coma sem se curvar sobre o prato, não encha a boca demais, não mastigue de boca aberta e nem fale de boca cheia. 
26. Se estiver acompanhado, espere até que todos estejam servidos para então, iniciar a refeição. Comer antes dos outros (a menos que seja necessário, por uma questão de tempo, por exemplo) é extremamente indelicado.
27. Saiba beber. 

E as mais importante de todas:

28. Palavras mágicasPor favor, por gentileza, com licença, desculpe, obrigada, além dos cumprimentos Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite são regras de educação. Se vierem acompanhados de um sorriso então... Se tornam os melhores cartões de visita que se pode ter. 
29. Não queria tirar vantagens das coisas – troco, lugares, visão, situações. 
30. Coloque-se no lugar do outro. Sempre. 

Fica a dica! =)

Michelle Phan

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Muitos de vcs já devem conhecer a famosa blogueira e sensação do Youtube - Michelle Phan. 

A jovem mantém um excelente canal de tutoriais de maquiagens, cuidados com a pele, estilo e dicas de Moda no site. Didática, os vídeos ensinam várias maneiras de se fazer maquiagem para todas as horas, situações e com uma gama variada de produtos. Ela ensina a fazer a maquiagem certa para diferentes ocasiões, make de pessoas famosas (Lady Gaga, por exemplo), make próprio para quem usa óculos e tantos outros... Eu estou sempre dando uma espiada nas dicas que ela apresenta.

Os vídeos são todos em inglês, mas nada que atrapalhe o entendimento. Uma ou outra palavra podem confundir (especialmente os nomes dos produtos – Máscara, Blush, Rimel, Delineador...). Mas nada que não seja resolvível com uma breve pesquisa na internet. E como Michelle é super didática, a máxima “uma imagem vale mais que mil palavras” com ela funciona mesmo! Ainda que você não saiba uma linha de inglês, acaba entendendo tudo.

O que mais chama a atenção nos vídeos de Michelle, é que além de serem tutoriais super simples, simpáticos,  bem humorados e bem filmados (para algo amador...), também possuem uma trilha sonora maravilhosa! Michelle usa e abusa de cantoras que possuam voz suave, temas lounges e, pasmem, Bossa Nova (em inglês!). Muitas das músicas que estão no player do nosso Blog estão nos vídeos dela. E o melhor: ela faz propaganda de novos cantores, pedindo para que apoiemos a arte deles comprando o álbum. Legal, né?

A jovem faz faculdade de Artes (Ringling College of Art and Design). É fã de RPG, games em geral e animes. Quando perguntada sobre seus gostos, estilo de vida e os motivos que a levam fazer os tutoriais, ela responde:

“Não é só tudo sobre maquiagem, maquiagem é somente algo que eu faço para me divertir, mas minha paixão é arte. Eu estudo na Ringling College of Art and Design, graduação em Ilustração. Originalmente eu queria ir para a Escola de Medicina para me tornar uma Dermatologista, mas arte é minha verdadeira paixão. Você tem o resto da sua vida para viver fazendo o que você ama, por quê não fazer disso sua ocupação?


Eu sou a maior "tom boy" que você já conheceu! Eu amo videogames (meus favoritos são Metal Gear Solid, Final Fantasy, Street Fighter,Resident Evil, Gears of War, WoW…), histórias em quadrinhos… Eu coleciono espadas e...  Talvez eu seja o maior nerd, mas isso não significa que eu tenha que parecer com um. Aqui eu represento uma nerd fashion!

Eu vivo minha vida tentando ajudar os outros. Eu amo trabalhar e fazer caridade em fundações e ONGs.  

É a beleza que captura sua atenção; personalidade captura seu coração.”


Michelle, ainda, tem sua própria linha de cosméticos. Trata-se da IQQU Beauty que possui uma linha completa para o rosto, incluindo protetores solares, cremes noturnos, hidratantes, revitalizantes e máscaras de algodão. E o melhor: entregam no Brasil!

Se vcs quiserem saber mais sobre o trabalho da Michelle (mais conhecida como RiceBunny), o Blog dela é este aqui. Lá no menu a esquerda vc poderá conferir todos os vídeos que ela já fez de makes. Acompanhe-a pelo Twitter tbm!


Por hora, deixo vocês com o meu vídeo favorito da moça.







Fica a dica!  =)

Falando um pouco sobre moda...

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


 Ok, muitos pensam que Moda é assunto para patricinhas, homossexuais e consumistas de plantão. Sim, muitas pessoas ainda possuem o preconceito de que Moda é uma coisa fútil, feita para pessoas fúteis e que em nada acrescenta na vida de ninguém. Hoje, dedicarei um post no blog para tentar descrever um pouco do que eu penso sobre esse assunto.

Para aqueles que não sabem, sou formada em História. É meio que um pré-requisito (pelo menos na área de Humanas, me parece) os alunos serem desprovidos de todo e qualquer tipo de interesse em Moda, televisão, celebridades, em fim... Esses assuntos que vendem. De fato, 90% do tratamento que é dado a esses temas são de forma imediatista e visando unicamente vender revistas, aumentar IBOPE de canais. Não podemos culpar. Mas o meu ponto é o seguinte: não se admite que alguém que tenha “conhecimento” (ou seja, que possa discutir minimamente sobre qualquer assunto dito “relevante”, alguém informado e que tenha lidos bons clássicos das áreas de Humanas, ou seja, academicamente respeitado) goste de Moda. Isto porque se associa essa pessoa a consumismo e futilidade. Essas duas palavras parecem sinônimas quando associadas a qualquer esfera do mundo fashion.

Bom, óbvio que não negarei a lógica capitalista que existe em cima disso. A Moda hoje é, sim, uma indústria e como tal, necessita vender, para pagar seus funcionários, pagar aluguel, sustentar grandes contas e enriquecer os gênios por detrás das grandes marcas. Sim, é algo mercadológico. Isto posto, o que muitas pessoas negligenciam é que antes de mercado, Moda é arte.

Sim. Arte.

Já pararam para pensar o que leva um cara a desenhar todas aquelas roupas? O que leva uma pessoa a pensar todo o conceito de uma coleção, toda uma imagem que ela deseja divulgar? Acho que, antes do desejo de enriquecer e ser famoso, aqueles que se dedicam a essa área, querem, de certa forma, se expressar, como os grandes nomes da Arte um dia fizeram. Podem ser ou não descobertos. Valorizados ou não após sua morte. Não importa. Fazem Moda porque acreditam naquilo que produzem e ora bolas, o fazem bem feito.


Se pegarmos as biografias de grandes nomes da Moda (Zuzu Angel, Yves Saint Lourent, Chanel, Gaultier, Vivienne Westwood, Clodovil Hernandez, Alexandre Herchcovitch e etc) veremos que muitos deles condenam essa lógica de consumo. Eles próprios não são grandes consumistas de roupas, tão pouco são fúteis, homossexuais transloucados e afetados (a imagem que impera, mesmo na mídia, em grandes filmes e seriados). São pessoas com problemas, aflições internas, que protestavam, que muitas vezes foram julgados pela sociedade em que viveram, sendo rotulados das mais diversas formas erroneamente. E eram, muito menos, ávidos por fama. Para eles, foi algo que aconteceu naturalmente. Porque o mundo reconheceu sua genialidade. Romantismo? Sim, mas todos os grandes estilistas são, de certa forma, românticos incuráveis.

Esses mesmos grandes nomes da Moda admitem que há uma espetacularização e glamourização da Moda. Hoje, diversos jovens lotam os bancos das escolas de Moda em Paris, Milão, Nova York, Rio de Janeiro, fantasiados de estilistas, atrás da fama e riqueza conquistada por esses grandes fashionistas. Mas o que poucos deles entendem é que o glamour de um estilista dura alguns poucos segundos (os que ele leva atravessando as passarelas com suas modelos no fim do desfile). Os outros minutos dedicados a imprensa (entrevistas, gravações e etc) são editados, reinterpretados. Não são sua exposição nua e crua. E o que há de mais cru num estilista são os segundo finais de sua passarela.

Eles não querem só vender. Querem que o mundo entenda, também, suas motivações, suas mensagens. Não querem somente um grupo de meninas ricas e transloucadas comprando suas peças, mas sim que cada um pudesse entender o seu gênio criativo.

Há outro dado que me incomoda: as pessoas confundem andar na Moda com ser escravo dela.

Eu mesma já fui assim. Achava que todas aquelas meninas que compravam tudo que viam pela frente assim que havia a troca de coleção eram umas consumistas sem nada de melhor na cabeça. Ok, continuo pensando isso, rs. Mas o que hoje eu noto é a sutil diferença entre isso e ter um estilo. De aproveitar o melhor que a estação tem a oferecer. E é isso que os grandes estilistas ensinam. Longe do consumismo exacerbado, o que suas coleções apregoam é que você selecione dali o que combina com você, com sua idade, com seu tipo físico, com seu gosto. Eu não suporto estampas florais, não gosto de dourado e nem de cores muito alegres. Ora bolas, eu não tenho que comprar toda a coleção floral do Marc Jacobs só porque ele é Marc Jacobs. Mas, aquela saia azul marinho, escondida dentro de uma coleção inteira, me satisfaz e tem a ver com meu gosto, com as peças que possuo no meu guarda-roupa. Legal, posso pensar em adquiri-la.

E por quê? Porque gosto de me vestir bem. Porque gosto de ter opções no que usar. Porque gosto que as pessoas me olhem na rua e vejam meu estilo. A roupa também é uma forma de expressão e está mais do que comprovado na História de que a vestimenta é um dado social, antropológico, espaço de expressão de riqueza, classe, causas, gosto, tempo, lugar... Você pode saber muito de alguém apenas olhando para o que ela veste, pelo menos genericamente. Sempre imprimimos um pouco de nós mesmos em nossas roupas. Hoje percebo que a Moda serve a este ideal. Não foi feita para ser consumida desenfreadamente. Isso é burrice. Foi feita para ajudar você a se expressar melhor. O que garante boas coleções sem que você gaste um só centavo.  E garante, inclusive, a liberdade de você se vestir e se expressar como deseja em suas roupas. A Moda, embora pareça uniformizar, individualiza, pois ninguém usará nada como outra pessoa. A Moda pode te deixar social ou esportista, elegante... Ela te oferece opções.

O mais interessante é ver que as mesmas pessoas que negligenciam a Moda, ou a criticam, fazem escolhas diárias de roupa. Dizem que algo combina ou não com elas. Se não se importassem com isso, esse tipo de preocupação não lhes viria à mente.

Lembro-me do filme O Diabo Veste Prada. Em uma determinada cena do filme, Miranda (personagem de Meryl Streep) faz uma rigorosa exposição do caminho que uma simples cor faz desde sua primeira utilização por um estilista em um desfile até chegar às grandes lojas, voltadas para o público dito “comum”. Ela tinha  razão. Não há nada de mais sério do que a criação de conceitos. E como um lixeiro, um médico, um advogado, um engenheiro, um cozinheiro ou qualquer outra profissão, profissionais da Moda são tão necessários quanto. Moda exige conhecimento, visão global de mercado e, principalmente, preparação pois é uma área muito ampla e exigente.

Grande culpa desse rótulo de futilidade devemos a esses despreparados profissionais da Moda que, atualmente, fazem roupa, escrevem editoriais e etc apenas visando vender. Julgando que entendem mesmo do que estão falando. Esses caras transformaram o mundo fashion nesse comércio barato. Mas os intelectuais também tendem a negligenciar o contexto de todo este cenário, rotulando sem buscar entender por si próprios...

Quando nos dispomos a entender esse mundo, chega-se a esse tipo de conclusão aqui apresentada por mim. E parecemos nos aproximar um pouco daqueles mesmos estilistas, encerrados em seus ateliês, que buscavam mostrar ao mundo suas próprias individualidades.

Fica a dica! =)

No, he can't read my Poker Face!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fenônemo nas últimas paradas de sucesso, meses no top n°1 de diversos canais musicais, além de assunto favorito de publicações dedicadas a música e até moda. Sim, estamos falando dela: Lady Gaga!



A cantora pop favorita do momento (inclusive minha!), está causando frissom por sua excelente voz, performances irreverentes, estilo único e um guarda roupa, não só inusitado, mas de grande bom gosto.

A verdade é que, não descartando a excentricidade da própria cantora,  por trás de toda grande celebridade existe um grande Stylist. E o grande cérebro criativo que auxilia Gaga nas produções é  Nicola Formichetti e uma equipe de stylists, equipe que foi apelida pela própria Lady de House of Gaga. 

Formichetti é diretor criativo e diretor de moda da Vogue Hommes Japão, editor de moda senior da Another Man e editor colaborativo das revistas V, V Man e Another. Além de ser stylist também de Ashton KutcherScarlett Joahansson e Justin Timberlake. Logo podemos ver que o cara é poderoso no assunto, sabe bem o que faz.

Em uma entrevista para o New York Times, ele falou sobre as peças que Gaga usa não só em seus show, mas nos encartes, aparições públicas ou mesmo em editoriais. Elas devem ser “coisas” originais: “precisa ser algo que nunca ninguém tenha visto antes, algo que seja ultrajante e que talvez algumas pessoas odeiem. Isso é o que amo nela, é bem parecido com meu trabalho”.


Daí vem o fato porque Lady Gaga ter se tornado um absoluto sucesso. Além da música pop bem feita (elogiadíssima pela crítica, por sinal), com inspirações vindas direto do universo alternativo/boêmio de Nova York, seu visual original, chamativo e muito extravagante, foi o grande marketing para apresentá-la como uma inovação no mundo pop. Se ela não fosse diferente, trasgressora, seria apenas mais uma cantora-pop-loira-bonitinha-sexy-americana. E tentando vender música...

 Stefani Joanne Angelina Germanotta antes de ser Lady Gaga, participava de festivais de talentos e escrevia músicas, já escreveu para Britney Spears e The Pussycat Dolls. O que não poderia imaginar é que um dia seria a tal no mundo pop tanto qto muitos artistas.


Descoberta pelo cantor Akon que convenceu o presidente da gravadora a assinar o contrato com a cantora, suas atitudes, sua forma peculiar de se apresentar e sua proximidade com baladas eletrônicas foram aos poucos criando uma identidade visual que nos remete aos anos 70 e 80, com um certo ar Glam do qual Gaga se utiliza muito bem!

No início de sua carreira, o seu visual para fotos e promoção do primeiro disco era mais comum. No entanto, nas apresentações ao vivo já mostrava figurinos mais excêntricos, no limite (provavelmente) de seus recursos para investir em produção.  O efeito Lady Gaga deve-se, sem dúvida, ao seu visual pessoal e de seus clipes que seguem a mesma linha de extravagância e irreverência. E a diferença entre as duas fazes da cantora é gritante! Reparem nas capas de 2005 (primeiro cd da carreira da cantora) e de 2008 (primeiro da carreira como Lady Gaga)



Logo, o que lhe faltava mesmo era conhecer um ótimo produtor musical, o bom marketeiro, um excelente stylist e um cabelo loiro para ser Lady Gaga!


Eu amei. E você?

Fica a dica! =)

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman