Páginas

Moda Brasileira

sábado, 21 de maio de 2011

Pensar em Moda sempre nos remete ao exterior. Nossa primeira referência são as passarelas de Milão, Paris, as grandes Maisons e sua enorme influência na forma de vestir, especialmente das mulhereres.

Hoje eu quero perguntar a você, leitor: acha que existe uma Moda brasileira?

Ah, claro. Existe! Temos semanas e mais semanas de Moda: SPFW,  Fashion Rio, Fashion Bussiness... Mas minha pergunta não está no sentido de produção de Moda  e sim numa Moda a ser chamada de genuinamente brasileira, com uma cara de Brasil.

E eu, humildemente, creio que não. Acredito que nossa Moda ainda precisa andar alguns anos para criar uma cara, uma estética que seja "Made In Brazil", sem que sofra (ou, pelo menos, não sofra tanto) as incontáveis influênias do exterior.

Europeu: Eles vieram para cá e trouxeram muitas idéias!
Há uma palavra que deve ser mencionada: existe o que é conceitual e o que é comercial, vendável. Logo, por uma questão capitalista, muitas grifes brasucas preferem investir em algo que seja vendável. Fazer apostas naquilo que vai ser tendência, no que vai cair no gosto do público. E com isso, tavez, os estilistas percam a chance de criar algo que leve a cara do nosso país.

Diversos elementos ajudaram a criar nossa identidade perante o mundo. Quando se fala de Brasil lá fora, do que se lembra? Praia, futebol, samba, mulheres LINDAS (curvilíneas e morenas) e Carnaval. O brasileiro possui uma forma toda especial de ser: de ser simpático, de ser receptivo, de ser solidário ao outro, de ser festeiro, de ser sensual e "brega".



Sim. Quando olhamos qualquer livro, blog e etc de streetwear gringo, identificamos uma forma específia de se vestirem. Uma cartela própria, exageros e combinações que não reconhecemos por aqui. Mas, nós também temos disso. Incorporamos em nossas roupas esses elementos a que os gringos lá fora nos relacionam (e nos reduzem, #fato). Nossa sensualidade está nos nossos trajes. Qualquer roupa, no brasileiro, é um pouco mais curta, um pouco mais justa, um pouco mais transparente, um pouco mais... E somo bregas! Fazemos combinações impensadas! Exageramos. Mesclamos. E isso é divino. Divertido.

Talvez essas misturas venham de elementos culturais advindos da nossa própria formação histórica: portuguesa, africana e indígena (isso, sem pensar nos imigrantes, que chegaram depois...). Então, nós, brasileiros, somos mestres (doutores até, eu diria!) em usar um terno, uns colares bem festivos e um lenço amarrando os cabelos. Faria sentido aqui. E ficaria lindo! 

Vai me dizer que essa efusividade de cores e formas não é lindo?
Eu acho um barato. E são essas tentativas que na rua nós diariamente vemos que (eu penso) deveriam inspirar os estilistas para criarem essa nossa estética. Essa coisa que, em qualquer passarela em qualquer lugar no mundo, olharia e diria: isso é Brasil!

Acho que a única que conseguiu reunir todos esses elementos e ser formidável, fazer sentido, foi Carmen Miranda!




Vistamos, pois, nossa brasilidade!

Agradecimentos a Kati*Èwã Ireti, pela foto linda dela! 

Fica a dica! =)

0 comentários:

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman