Páginas

Li e Amei: “O Evangelho de Coco Chanel”

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Já havia algum tempo que eu gostaria de postar aqui sobre esse livro. Mas queria postar somente depois de tê-lo lido todo, embora minhas primeiras impressões já confirmassem minhas suspeitas. O Evangelho de Coco Chanel (2010, Ed. Seoamn) é um dos livros mais deliciosos que já li nos últimos doze meses.

Vou revelar que não sou muito fã de biografias. Acho a maioria muito sonolenta, cheias de detalhes que mais me fazem lembrar um livro de Historiografia do que uma leitura prazerosa sobre alguém a quem você deseja saber um pouco mais. Mas o livro de Karen Karbo foi muito além de qualquer expectativa, despertando em mim (e nos seus milhares de leitores, eu suponho) o desejo de conhecer mais sobre a mulher mais elegante do mundo, nas palavras da própria autora.

Pois bem, o livro é uma biografia? Sim, mas não respeita (em parte) aquela cronologia “eu nasci, cresci, estudei, casei, tive filhos e morri”. Não. Karen busca através de uma espinha dorsal bem definida (as chamadas “lições” que Coco daria para nós, mulheres) construir sua narrativa e, ai sim, usa o critério cronológico. 

Dos anos difíceis em Saumur até a luxuosa vida parisiense e seus misteriosos (e incomuns) casos amorosos, Karen realiza uma arqueologia de Chanel. Ratifica como podemos (e devemos!) utilizar o lado glamuroso e elegante da estilista em nossas vidas, não se levando muito a sério, mas jamais estando desalinhadas.

A inventora do pretinho básico, aquela que valorizava os colares de pérolas, que misturava jóias falsas às verdadeiras, a que não admitia que as mulheres se vestissem de forma complicada e que reinventou a silhueta feminina (ganhando de Paul Poiret e Dior, com reservas, é verdade), era uma mulher de verdades próprias. É ai que Karen esbarra no maior desafio de escrever sobre Coco: como falar de alguém que reinventava tudo sobre si a todo instante, de acordo com a sua conveniência? Chanel contava histórias sobre seu passado, seus romances. Dizia, desdizia, recontava, adicionava detalhes e depois os ignorava. Karbo teve que consultar muitas obras de referência sobre Chanel e sobre aqueles que com ela conviveu para encontrar o comum na sua vida, com a grande chance do comum ser uma grande mentira. Glamurosa, é verdade, mas falsa.

A autora passa pelas amizades que a estilista teve: a pianista Misia Sert; o artista Pablo Picasso, Salvador Dali, o compositor Igor Stravinski, dentre outros. E seus casos amorosos: o criador de cavalos Etienne Balsan, o jogador de Pólo Boy Capel (para muitos – e mesmo para mim - seu verdadeiro amor), o Duque de Weestminster Hugh Richard Arthur Grosvenor (mas conhecido como Bendor), Igor Stravinski e o oficial alemão Hans Günther von Dincklage, este último fazendo com que a estilista ganhasse a inimizades dos franceses, afinal, estávamos em plena Segunda Guerra e a Alemanha havia rendido a França.

Mas o que marca mesmo essa publicação são as famosas citações da inventora do nº 5. Verdades tão absolutas quanto sua elegância:



“Uma mulher que não usa perfume não tem futuro”

“Há tempo para o trabalho e tempo para o amor. E não há tempo para mais nada”

“A resposta não é recuar e sim subir mais alto”

“Preciso lhe dizer uma coisa importante. A Moda é sempre da época em que se vive. Não é coisa independente.”

“Toda moda é criada para ficar fora de moda.”

" Vista-se mal e notarão o vestido. Vista-se bem e notarão a mulher. "

“O mais corajoso dos atos ainda é pensar com a sua cabeça. Alto.”

"Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino."


Com uma narrativa leve, divertida e direta, O Evangelho de Coco Chanel é leitura indispensável para aqueles que desejam conhecer mais sobre essa mulher tão única que foi Coco e com uma leitura tão singular quanto ela mesma. Foi vencedor do Prêmio Chic 2010, como Livro Fashionista, empatando com It Girls, de Ale Garattoni. Recomendadíssimo, não? E você pode adquirir em qualquer livraria.

Confira também o site da autora: http://www.karenkarbo.com/

Fica a dica! =)

0 comentários:

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman