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O conceito por trás dos comerciais de perfume.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

 Você usa perfume? Por quê você usa?

Bom, se você for mulher dificilmente respondeu ‘não’. Das fragrâncias mais simples e baratinhas até os perfumes de grife, todas as mulheres são unânimes em afirmar que não vivem sem esses “vidrinhos mágicos”.

Perfume mexe com beleza, auto-estima, com vaidade. Uma mulher bem vestida não é a mesma se, além de arrumada, complementa seu visual com uma boa fragrância. Já dizia Coco Chanel que “Uma mulher que não usa perfume, não possui futuro”. 

Nos perfumamos para as mais distintas situações. Perfumes fortes e intensos para grandes eventos, geralmente a noite. Suaves, mas firmes para o trabalho. Secos, doces... Para cada ocasião um tipo de aroma. E esse sentido que damos às fragrâncias, relacionando-as com eventos, faz com que associemos o perfume a memórias. O aroma das fragrâncias nos remete a ocasiões, pessoas, lugares. 

Perfume também cria uma identidade (quem nunca conheceu alguém com um perfume marcante?).  É um identificador social.

Se analisarmos comerciais de perfumes e cosméticos de marcas “comuns”, tipo: O Boticário, Natura... temos um padrão, uma estética. Se analisarmos os comerciais de cosméticos e perfumes de grifes, no entanto, vamos na contramão. A abordagem publicitária é totalmente distinta. 

É comum que eu leia ou ouça comentários de pessoas que admitem não entender essas campanhas. Acham “sem sentido”, “exagerado”, “sem pé nem cabeça” e etc. O que esse público não entende (e nem precisa, pois esses comerciais não destinados a eles) é que a linguagem publicitária que funciona com um tipo de público, não funciona com outro. E é aí que as idéias de produtores, diretores e publicitários se unem para criar uma mensagem que seja decodificada somente pelo público alvo do comercial. E isso implica em recriar um mundo que, se não é o de seu público, ao menos é próximo. E para isso, se tiverem de lançar mão de iates, belos vestidos de Alta-Costura, jóias, cidades marcantes (como Paris – cenário da maioria das campanhas), riqueza e etc... o frão. As indústrias de cosméticos e as Maisons investem, e investem pesado, para criar campanhas memoráveis, únicas, que sejam capazes de cativar, marcar seu público e reforçar a imagem da marca. 

Primeiro: temos uma história. Os comerciais de perfumes estrangeiros possuem uma história. Não temos o puro e simples “Compre o Perfume X. É ótimo”. Mas sim um enredo onde diversas mensagens (nem sempre subliminares) nos dão indício de quem pode usar esse perfume. Contam-nos uma história em que esse grupo se identifica. E isso nos remete a um segundo tópico...

Segundo: A duração. Os comerciais de perfumes de grife não duram 30 segundos. Embora sejam vinculadas versões menores, o piloto do comercial tem, em média 2 minutos. Porque uma história não se conta em 30 segundos. Então, se quisermos entender a mensagem desses comerciais, faz mais sentido assistir a versão full deles.

Terceiro: O conceito. Toda campanha tem um conceito. Elegância? Mulheres ou Homens Independentes? Paixão? Sensualidade? Amores interrompidos? Todos esses conceitos juntos? Toda a campanha elenca uma idéia, onde toda a espinha dorsal do comercial é pensada. E o que fica é: “Você é (se entende, se enxerga como) elegante? Então o perfume X é para você.” “Você é um homem conquistador? Fragrância Y.” “Você é bem sucedido? Perfume Z.” E por aí vai. E todos os cenários, figurinos, signos, cores, trilha sonora e afins utilizados na campanha vão buscar delinear essa imagem. Vende-se um estereótipo no qual há a identificação imediata do produto com seu público. 

Quarto: Riqueza. A riqueza é um elemento indispensável nesses comerciais. Porque quem possui iates, belos vestidos de Alta-Costura, jóias, viaja para cidades marcantes (como Paris), badala em festas e etc é quem possui riqueza! 

Por isso não é insano pensarmos numa atriz renomada que largue tudo por uma noite sem flashs, paparazzis e etc para passar com um homem simples e totalmente desconhecido, mas LINDO e que a paixão deles dure o tempo exato de sua estadia na laje de um prédio. Laje essa com os anéis entrelaçados e o letreiro Chanel. E o que une esse casal? A lembrança da fragrância do n°5. quem precisa de homens quando podemos ter uma experiência sexy com um perfume e muitas rosas? Kate Moss que o diga! E quem precisa de roupas e jóias se eu visto  J’adore?

Um dos pontos mais interessantes é que muitos dos profissionais envolvidos na produção das campanhas não se vêem produzindo um comercial, mas sim um longa, justamente por essa características citadas: duração, enredo, conceito... Ora, não é disso que se trata um filme? Alguns diretores admitem que a contratação das Maisons parecem mais uma prática de mecenato, onde contrata-se um artista para produzir uma obra de arte.

Selecionamos alguns vídeos para vocês conferirem. Eu confesso que adoro! Meus favoritos, claro, são da Chanel.

Valentino - Very Valentino Femme - Diz se ao ver a campanha do Very Valentino Femme você não sente feminilidade e elegância? Mulheres sofisticadas, inteligentes e sedutoras são seu foco.


Givenchy  - Very Irresistible - Liv Tyler é a estrela do comercial para Givenchy, mostrando como uma estrela é completa com o cheiro certo.  Se você quer se sentir como uma estrela (ser linda, divertida e famosa) deve vestir Givenchy!


Dior – Miss Dior Cherie - Inesquecível, essa campanha é linda. Dirigida por Sofia Coppola e protagonizado pela top bielorussa Maryna Linchuk. A cartela de cores brinca com as candy colors, enquanto Brigitte Bardot canta Moi Je Joue. Reparem os signos: o quarto claro e elegante, a revista Vogue sobre a mesa, os óculos de gatinho e a celebração de um divertido passeio em Paris, terminando com a leveza de beijo.


Dior - J'adore -  Quem precisa de roupas, ouro...? Don't pretend...


Lancôme – Magnifique - Anne Hathaway brilha no comercial com um vestido preto divino e uma make leve, mostrando que no meio de muitas, por ser magnífica, ela é única. Graças ao perfume, claro.


Hermès - Terre d´Hermès - O vídeo mostra toda a força que a marca tem. Reparem na referência que faz ao Hipismo e a toda a simbologia que o cavalo remete: força, virilidade, riqueza, desbravamento (o comercial se passa num deserto). Demais!


Yves Saint Laurent - Parisienne - Kate Moss, super sexy e pulsante, vive (e ama!) os momentos românticos e ardentes entre as rosas, em um tubinho preto: primoroso!




Chanel - Chanel n° 5 - E agora os meus favoritos! Karl Lagerfeld investe em verdadeiros épicos para celebrar e renovar a imagem do icônico perfume de Coco. Neste, Rodrigo Santoro e Nicole Kidman se encontram para celebrar a primeira fragrância da Maison. Reparem os letreiros espalhados pela cidade, escritos Chanel, Coco...


O mais recente longa para promover o Chanel n° 5 se chama Trem Noturno e é absolutamente apaixonante. A mulher Chanel é feminina, independente, sensual, elegante. Que se sente em casa quando está usando seu perfume favorito (ela o coloca na penteadeira da cabine do trem!). É uma mulher marcante por usar um perfume igualmente único. Um filme de Jean-Pierre Jeunet, estrelando Audrey Tautou (a mesma de "Coco avant Chanel") e Travis DevenportMagnifiqué!



Diante do exposto, antes de dizer que não entendeu alguma campanha, procure se informar sobre ela, entender a escolha e o conceito da Maison. Você irá descobrir comerciais maravilhosos.



Fica a dica! =)

2 comentários:

Carmen disse...

Amiga, o blog tá lindo, lindo e lindo! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Quanta besteira.

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