Páginas

Black is Beautiful

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Eu acho a pele negra linda! Também, sou descendente de brancos com negros. Minha avó e bisavó eram negras legítimas e com uma pele de dar inveja!

Infelizmente, por razões históricas (colonização e escravidão), o negro ainda não é bem visto. Seja nas relações pessoais (entre pessoas de raças diferentes), seja na associação com o crime, ou mercado de trabalho, sendo relegado a funções mais baixas, com salários mais baixos do que os brancos.

A Moda também tem sua mea-culpa. Modelos altas, magrelas, com cabelos lisos e prioritariamente brancas ainda hoje ocupam o cenário fashion. Canso de contar as modelos negras por desfile, muitas vezes, não passando de duas ou três.

O último São Paulo Fashion Week criou polêmica em torno da criação de cotas para modelos negras. A que ponto está nosso amadurecimento, nossa reflexão em torno do debate racial para necessitarmos de cotas para modelos? Pior: cotas em empregos, em universidades... na vida!

Um dos primeiros nomes que vem a minha mente em termos de beleza negra é o de Naomi Sims, top model americana que fez muito sucesso não só por sua beleza, mas elegância. Sims foi a primeira modelo negra a aparecer na capa  de uma revista feminina americana. 

"Black is beautiful" diziam os novos tempos, de valorização do negro em toda sua africanidade. O movimento cultural negro nasceu nos EUA, na década de 60. Mais tarde se espalhou para o mundo. Destinou-se a dissipar a noção que as feições negras (tais como cor da pele, características faciais, cabelos e etc) seriam inerentemente feias. O movimento incentivou homens e mulheres a pararem de modificar seus cabelos e/ou tentarem clarear ou descolorir a pele, buscando uma pretensa inserção e igualdade com os brancos.

Naomi foi capa da Ladies Home Journal, em 1968. Um ano após alcançou fama mundial através de uma foto na revista Life sendo considerada a Modelo do Ano. Suas imagens estão expostas no Metropolitan Museum of Art de Nova York.

Quando se aposentou, Naomi (ao contrário de sua xará, que só se mete em confusão), criou roupas e cosméticos voltados para a pele negra. Além disso, escreveu livros sobre a  beleza e a carreira de modelo. Faleceu de câncer em 1° de agosto de 2009, mas deixou um grande legado.

Atualmente, a principal expoente da beleza negra na Moda é Naomi Campbell. Da sua xará ela só tem o nome e a beleza. Naomi já deu mostras de seu temperamento difícil e explosivo, o que a levou a ser despedida da agência Elite e de outras. Já envolveu-se em escândalos, sendo presa e tendo que prestar serviços comunitários. Frequentemente vem ao Brasil e realiza ao redor do mundo diversas campanhas, além de já ter rodado muitos filmes.

O mais espantoso de tudo isso é que eu já ouvi muitos conhecidos meus dizerem "Tá vendo? Tinha que ser preto mesmo!". Por que? Só negros erram? Só negros são presos? Ou alguém já se esqueceu do escândalo em que Kate Moss (linda!) foi flagrada com drogas? Então uma modelo loira e branca pode, mas quando é uma negra "é coisa de preto"?

Há outro ponto que me incomoda. Muitas vezes eu vejo a(o)s modelos, atrizes(ores) e etc envolvidos em campanhas publicitárias que longe de valorizarem suas características como algo positivo, colocam-na como algo diferente, exótico. É o outro, por excelência.

É muito comum vermos campanhas de qualquer natureza onde é o negro quem usa as roupas mais provocativas, que faz os gestos "presepeiros", que se expõem. Raramente eu vejo negros realizando campanhas de grandes empresas, interpretando papéis de empresários, mulheres de sucesso... Ou em comerciais de plano de saúde, tratamento dental. Mas eu os vejo anunciando o mais novo cosmético que promete lidar como nenhum outro com sua pele "diferente". É diferente? Sim. Mas porque não colocar essa ênfase num anúncio de cremes para peles excessivamente brancas e que necessitam de cuidados tanto quanto a pele negra? Percebem? Não sou contra a indústria da beleza  melhorar sua oferta de produtos específicos para os negros. Questiono, sim, a abordagem que se faz, não tratando a negritude como uma raça como outra qualquer, mas enfatizando sua eterna "diferença". Cria-se, assim, o distanciamento.

As condições históricas da inserção do negro na sociedade brasileira foram, durante muito tempo, elementos facilitadores do controle e da exclusão política. Felizmente, esse cenário tem se modificado aos poucos. E as modelos brasileiras reforçam o time das mulheres mais lindas do cenário fashion.

Samira Carvalho, por exemplo, começou sua carreira como modelo em 2004, num concurso da revista “Raça”. Lá fora, já desfilou como modelo principal da passarela de Diane Von Furstenberg. Gracie Carvalho foi a campeã de desfiles do último SPFW. Malana ficou em terceiro lugar na segunda edição do Brazil’s Next Top Model e arrasou no SPFW. A beleza marcante de Ana Bela fez com que ela fosse contratada para campanhas no Brasil e no exterior, como as da marca M.Officer e a da grife de cosméticos M.A.C. Emanuela de Paula (da foto) é dona de um dos cobiçados postos de Angel da Victoria‘s Secret, e queridinha absoluta do mundo fashion.

Essa questão está aqui. Nos nossos dias. Desde o momento em que saímos de casa, viramos o rosto para um menino de rua negro até a revista que mensalmente compramos e, naturalmente, aceitamos a proeminência branca sobre todas as coisas. Hoje, uma das primeiras-dama mais fotografada do mundo é Michelle Obama. O presidente e (sua família) são negros. Será que isso ajuda nessa luta contra a exclusão?

 

Todos nós temos preconceitos. Precisamos extirpá-los.

http://naomisims.com/
http://www.naomicampbell.com/
http://www.michelleobamawatch.com/


Fica a dica! =)

1 comentários:

AlineM. disse...

Gostei muito do post Vanessa! Acho que falta ainda valorizar valorizar mais essa beleza. Ou melhor, acho que falta muito esse valor ser natural e não politicamente correto. Me entende? Como diz a Elis Regina: "Black is beautiful"! E estamos aqui para provar e comprovar, certo? ;)

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman