Páginas

Day-by-Day Bridal: A escolha dos padrinhos.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Padrinhos de casamento. Acho que uma das partes mais bacanas dos preparativos do casamento é a escolha daqueles que irão "apadrinhar" a nova família que se forma.

Diz a etiqueta que os padrinhos são os amigos casados dos noivos, enquanto que as damas (adultas) são as amigas solteiras da noiva.

Fato é que eu vejo em muitos casamentos as pessoas serem convidadas para serem padrinhos e madrinhas mais pelo afeto que o casal tem pelos escolhidos, do que pelo o que essas pessoas podem acrescentar ao casal. Explico-me: eu acho que os padrinhos são aquelas pessoas que, não importa o que aconteça, estarão lá para dar suporte, apoio ao jovem casal, seja aconselhando, ouvindo e mesmo apoiando em empreitadas que eles tenham alguma dúvida. Quando o jovem casal (e mesmo os mais maduros) passa por problemas, são os padrinhos as pessoas mais indicadas para conversar e aconselhar. Daí serem os amigos casados nos noivos. Como que um casal solteiro vai aconselhar um casal casado? (ok, isso é possível, mas alguns problemas só quem está casado tem autoridade para ouvir e aconselhar, né?)

Então, quando eu e meu noivo fizemos nossa lista de padrinhos, levamos isso em conta. Apenas um casal deles não é casado, pois trata-se da minha irmã e do irmão dele. Fora isso, os outros três casais são casados (muito bem casados, diga-se de passagem!).

Outra coisa que tivemos cuidado: os casais escolhidos para padrinhos são pessoas que possuem uma forte relação conosco. Não é amigo da minha mãe, melhor amiga do colégio, nem uma pessoa que só conhece um e não o outro. Os casais escolhidos fizeram, fazem e farão parte de nossa vida. Estavam lá quando estávamos no início do namoro, nos aconselharam nas crises... Para ficar democrático, colocamos um casal de amigos "meus", um "dele" e um "nosso". São pessoas especiais, que torceram por nós e que muito nos honrarão de estar nesse dia tão importante. 

Os "meus" padrinhos são minha amiga Ludy e o esposo, Patrick. Os "dele" são uma amiga de colégio, Géssica e o esposo, Bruno. Os "nossos" são um casal de amigos fantásticos que conheci por intermédio do meu noivo, Nilton e Ieda. E por que as aspas? Bom, porque minha amiga é amiga do meu noivo. Géssica e Bruno possuem um carinho grande por mim. E Nilton e Ieda são um casal cuja amizade se estendeu até mim (Nilton é ex chefe do meu noivo). Todos casados, todos realmente felizes pela nossa união. Todos muito queridos para nós.

O número reduzido também foi de propósito. Ninguém aguenta ver aquele cortejo com 25, 30 casais entrando. Eu fico me perguntando, toda vez que isso ocorre, se todas aquelas pessoas são próximas do casal. Teremos 4 casais de padrinhos e está de bom tamanho! 

Isso significa que quem faz diferente de nós está errado? Não. Acho que os padrinhos são uma escolha muito pessoal do casal. Cada caso é um caso. Mas acho que cabe uma reflexão. Vale a pena chamar aquela sua amiga do colégio que você nem fala tanto só porque você prometeu a ela quando estava na oitava série? Será que aquele casal de namorados seus estarão juntos daqui há dez anos? (ok, padrinhos casados também se separam, mas vocês entenderam, né?) 

Outra coisa que deve ser levada em conta: os padrinhos devem ser pessoas das quais nos damos bem, que gostamos de estar junto. Pessoas cujas companhias são agradáveis. Já pensou em ter uma relação mais ou menos com um padrinho? Não rola, né?

O que desejo mostrar é que essa escolha deve ser mais pensada, de coração,  pois possivelmente serão os casais que estarão com vocês por muitos anos. Possivelmente apadrinharão seus filhos... Serão pessoas das quais o contato será intenso. Vale a pena deixar o medo de desagradar X, Y e Z e por no altar pessoas que DE FATO estão torcendo pela felicidade do casal e que estarão lá "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença". O casamento é de vocês e são a vocês que devem agradar.

Fica a dica ! =)

0 comentários:

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman