Páginas

Day-by-Day Bridal: A escolha dos convidados...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Acho que uma das partes mais difíceis de se organizar um casamento é fazer a lista de convidados. Isso porque é ela quem define o tipo de recepção que você fará. A quantidade de pessoas convidadas influi em absolutamente tudo: o local da cerimônia, da recepção, decoração, buffet... E por aí vai.

Eu e meu noivo pensávamos em fazer um cerimônia e festa com ATÉ 200 convidados. Era um número interessante e já tínhamos em mente um lugar para a recepção que comportaria essa quantidade (não necessitando excluir ninguém de nenhum dos eventos). 

Criamos um email próprio para as coisas relacionadas ao casamento e graças ao Sto. Google (te amo!), usamos o Google Docs, onde colocamos as tabelas de convidados, de organização de casamento e de orçamentos. Meu noivo, que é mega prendado nessas coisas de internet e excel, criou uma tabela baseada na tabela do site Constance Zahn (sessão goodies) e  voilà! Tínhamos uma tabela para organizar os convidados dos meus pais, dos pais dele, os meus convidados, os dele, a minha família e a dele. E imaginem a nossa surpresa quando vimos o resumo da tabela (sim, ele TAMBÉM criou um tabela que reúne os valores de todas as outras) e descobrimos que nossa cifra já estava na casa de 450 pessoas! Parece brincadeira, mas é verdade.

Bom, nós ainda não fechamos a lista. Dependemos da listas dos convidados do meu pai e do pai dele. Mas já decidimos que vamos passar uns três pentes finos nessa gente toda. Dá pra convidar pra igreja? Dá. Mas não dá pra fazer festa, mesmo um bolo com champagne pra 450 pessoas. E mais: quando casamos, queremos dar atenção aos nossos convidados. São pessoas que em sua maioria, estão lá para celebrar conosco, felizes pois formamos uma nova família. Que casal aguenta cumprimentar 450 pessoas?!

E teve ainda outra coisa que pensamos: será que essas 450 pessoas são mesmo importante para nós? Todas elas acompanharam nosso relacionamento, possuem um carinho especial pelo casal a ponto de ficar chato, mesmo deselegante não convidar? Antigamente o casamento era um evento familiar: os pais convidavam, organizavam, geriam todo o evento. Eram mais convidados dos pais que dos noivos. Mas, hoje em dia, são os noivos que estão na dianteira da organização e mesmo do financiamento do evento. E será que as nossas 450 pessoas listadas (que envolvem familiares, amigos nossos e de nossos pais) DE FATO sabem da nossa história ou se importam conosco a ponto da gente convidar prum dia tão especial assim?

Daí, surgiu a primeira peneira. Tem algumas pessoas que devemos convidar se não fica super chato. Mas tem aquelas pessoas que temos alguma consideração, mas que não falamos há mais de um ano, que não nos liga, que sequer sabe que estamos noivos. Ora bolas (guardadas as devidas proporções, o caso a caso) será que essas pessoas merecem ou deveriam de fato serem convidadas?  Uma vez uma amiga minha disse "Quando alguém me entrega um convite de casamento, eu penso que ela deixou de chamar alguém para me chamar. Dai eu recebo o convite e não vou... Isso é falta de carinho, de consideração com a pessoa". E é verdade.

Daquelas 450 pessoas, será que umas 150 não iriam só porque "é festa" e outros "50" só porque "foram chamados" ou "pró-forma"? E quem mais podíamos chamar se formos mais criteriosos com nossa lista? E quanto mais mimo e atenção poderemos dar aos nossos convidados se formos mais seletivos? Percebem?

Casar é algo muito importante. Só eu e meu noivo estamos entendendo o quanto que estar no altar, diante de Deus tem peso. E o quanto estar com as pessoas que amamos é importante. Ter critério na escolha das pessoas é fundamental para darmos uma recepção digna aos convidados (seja um bolo ou um festão) e  acima de tudo, evitar que a gente tenha perto de nós nesse dia, pessoas que em nada tem haver com a gente.

Por isso, noivas de plantão, atentem-se à lista! Revisem muito! 

Estamos nessa fase ainda e logo trago o número final para vocês.

Fica a dica! =)

0 comentários:

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman