Páginas

Pincéis de Maquiagem: conheça e saiba como usar cada um deles.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Meu pai tem uma frase que costumo achar muito certa: "Nada como a ferramenta certa." Verdade. Quando temos alguma atividade, ter as ferramentas, os utensílios certos, nos facilita muito. O mesmo se aplica à maquiagem. Quando eu comecei a me interessar por Moda e make, percebi que muitas das maquiagens que gostava eram quase impossíveis de serem feitas em mim. Eu não tinha os produtos certos e mesmo os utensílios necessários para aplicá-los. E aquela bolsinha de maquiagem que você ganha daquela sua tia velha no Natal e que tem 5 pincéis nanoscópico não são pincéis profissionais. Não servem.

Foi então que comecei a estudar mais sobre maquiagem, buscando conhecer a utilização de cada pincel, os efeitos que davam, a forma correta de conservá-los e guardá-los. E me deparei com uma infinidade deles! São diversos tipos de pincéis: um para cada tipo de produto ou efeito. 

Pensando nisso, hoje trouxe um manual para quem deseja também montar seu kit, mas tem dúvidas. Fiz um levantamento dos principais (os tem-que-ter) e pra que servem.  Vamos lá, na ordem:

Pincel de Corretivo:


Tem gente que prefere espalhar o corretivo com os dedos ou com a esponjinha que vem, mas para um acabamento perfeito, o pincel ainda é o mais indicado. Ele ajuda a dar um acabamento natural e requer mais cuidado, visto que devemos estar atentas a linhas de expressão e passar o pincel para atenuá-las. Em áreas de canto (como nariz), devemos usar os pincéis menores.

Pincel de Base:



Aí está um produto que dá uma gama infinita de pincéis para aplicá-lo. Desde o pincel arrendondado, até o Duo-Fiber (aquele que tem dois tipos de cerdas, naturais e sintéticas). O Duo-Fiber é perfeito para base líquidas, pois dão um acabamento mega natural ao rosto. Contudo, você também pode usar outros pinceis de base para as do tipo cremosa.

Pincel de Pó

Servem para aplicar o pó no rosto em movimentos circulares, dando um acabamento final na pele e homogeneizando base e corretivo. Quanto mais arredondado e maior ele for, maior a área de abrangência. Logo, como poucas "passadas", consegue-se o efeito desejado. O menor da foto acima é chamado de Kabuki,  perfeito para aplicar o produto no pescoço ou mesmo iluminador (na zona T). Para não errar na mão, dê leves batidinhas no pincel antes de aplicar na pele, para sair o excesso de produto.

Pincel de Blush


O blush é aquele produto super coringa. Ele te faz sair do visual doente-não-vou-a-praia para o super-saudável-bronzeada. Quem sabe aplicar o blush sabe dar 50% de vida a make. Para tanto, é necessário comprar o tom certo de blush, apropriado a cor da sua pele. O produto é aplicado nas maçãs no rosto. Você pode aplicar das maçãs em direção a orelha (o sentido é esse mesmo) ou em movimentos circulares, para um visual mais romântico. 

São encontrados no formato chanfrado ou arredondado, e em vários tamanhos. Dê preferência para os pincéis com cerdas naturais e tamanho menor que a maçã do rosto. Esse é o segredo para não ficar com o blush super marcado, pois o pincel “encaixa” exatamente com a parte do rosto que queremos colorir. A dica de não exagerar na quantidade de produto vale aqui também: se o blush for em pó, dê leve batidas para retirar o excesso de produto e maneire na mão se for cremoso. A menos que você esteja indo para uma festa junina, vamos pegar leve.

Pincel de Sombra



A sombra é um daqueles produtinhos que acabam com a make rapidamente. Já viram aquelas mulheres que usam uma sobra super marcada, forte, pegando a parte da pálpebra E da sobrancelha e numa cor super exagerada? Pois é.  É a má aplicação da sombra. Quando bem escolhida, elas dão um toque de sofisticação a make.

Quanto aos pincéis, as cerdas pequenas, macias e arredondadas (sem ângulos) permitem que você aplique a sombra por toda a pálpebra. O ideal é ter no mínimo 2 pincéis: um para tonalidades claras e outro para escuras.O pincel ideal para esfumar sombra deve ter cerdas macias, seja naturais ou sintéticas. E o tamanho do pincel também deve ser considerado, pois eles ajudam na hora de esfumaçar ou aplicar o produto em alguma área específica. Aqueles pincéis que tem uma esponjinha na ponta ajudam a aplicar gliter.

Pincel de Boca


Pode parecer piada, mas aplicar batom com pincel dá um acabamento super profissional ao look. Primeiro: você tem maior domínio da aplicação do produto. Segundo: evita erros com cores perigosas, como vermelho (quem nunca passou o dedo para limpar o canto da boca borrado ou sujou os dentes porque errou na mão com o batom?). Além disso, eles ajudam na feitura do contorno e na aplicação do gloss.

Pincel de Limpeza ou Vassourinha


Aplicou a sombra e caiu na maçã do rosto? Tem muito pó sobrando? O pincel de limpeza resolve. Ele também serve para aplicar blush, pó mais escuro (para fazer o desenho do rosto) e iluminador. O formato em leque ajuda a não carregar no produto e obter resultados mais precisos. Quanto maior a angulação das cerdas e a quantidade de cerdas, melhor o resultado. Opte pelos de cerdas naturais.


                                             *                                *                                *

Lembrando que cerdas naturais dão um acabamento mais natural que as cerdas sintéticas. Para limpeza, utilize shampoo e condicionador para os pincéis de fibra natural (incluindo Duo-Fiber) e um sabonete líquido antibactericida para os de cerdas sintéticas (como Life-Buoy). Deixe secar naturalmente. O ideal é que esta limpeza seja feita de 15 em 15 dias, mas esse prazo depende do número de vezes que você utiliza seus pincéis. Quanto mais utilização, menor o tempo de uma lavagem para outra (afinal quem quer ácaros, bactérias e fungos na pele?). Nada de usar secador ou por no forno para secar e cuidado ao esfregar as cerdas para não estragar o formato.

Para guardá-los, existem estojos próprios (em geral de tecido ou napa, em que você enrola e dá um laço). Mas é possível guardá-los em pé, também. Aqui em casa, eu tenho um copo onde coloco todos eles com as cerdas para cima. Mas quando viajo, tenho um estojo preto de nylon que transporta em segurança, não danificando o formato deles.

Outra dica é ter pincéis duplicados quando o produto que você usa tem tons claros e escuros. Exemplo: sombra, batons... Assim, um pincel fica para as tonalidades claras e o outro para as cores escuras, evitando manchar a maquiagem por mistura. Vale também ter tipos diferentes do mesmo pincel, exemplo: pincel de blush sintético e natural, pincel de pó com maior ou menor área de abrangência... e etc. O resultado pode ser totalmente diferenciado e sempre atenderá suas necessidades.

Bons pincéis custam caro. O meu duo-fiber saiu por  R$ 30,00, porque eu pesquisei muito. Não economize se o assunto é ter uma pele bem maquiada. Pincéis MAC, Avon, Natura e Contém 1 Grama são excelentes. Mas existem marcas undergrounds que são mais baratas e que dão o resultado esperado. É questão de pesquisar.

E por último: esse tutorial não é definitivo e nem fechado. Os píncéis possuem infinitas utilizações e ele servem, muitas vezes, para mais de um tipo de produto. Depende, como eu disse, do resultado que você deseja obter. Por isso, se o assunto for makes bem feitas, não economize na quantidade de pincéis. Assim, você amplia sua gama de opções.

Acho que é isso. Espero ter ajudado! 

Fica a dica! =) 

0 comentários:

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman