Páginas

Entendendo os tipos de perfumes.

quinta-feira, 23 de maio de 2013


Comprar o perfume certo para a ocasião certa. Eis uma tarefa difícil. A indústria do perfume tem uma séria de classificações, desde os tipos de perfume até os tipos de fragrâncias. Para ter sucesso na sua escolha e não pagar mico cheirando muito ou pouco, veja esse guia. =)


Em perfumaria, a coisa funciona assim: cada aroma em si é chamado de “nota”, e seu blend (mistura), de “acorde” ou “harmonia” da fragrância. Perfumes são, então, sinfonias aromáticas.

Segundo o blog Cosmetiquei, os perfumes contém ingredientes que “escapam” do frasco em tempos e velocidades diferentes. A primeira impressão ao cheirar um Perfume vem das notas de saída, ou notas de cabeça do Perfume. Após 2 horas, em média, é possível sentir as notas de corpo, ou coração do Perfume.
E após 5 horas ou mais, são percebidas as notas de fundo, ou base do Perfume. Bacana. né?




Da mais alta concentração de essência a mais baixa, as fragrâncias são classificadas como:


  • Parfum  (perfume); 
  • Elixir;
  • Eau de Parfum;
  • Eau de Toilette
  • Eau de Cologne
  • Splash.


Parfum:
É o perfume de verdade. Corresponde ao produto mais nobre da linha, possuindo uma concentração de essência (óleos essenciais) em torno de 15% a 20% e álcool 96%, durando na pele entre 12 a 20 horas. Não é a toa que essa qualidade de perfumes é mais cara, quanto  maior for a concentração de essência perfumada, menos quantidade do produto precisamos aplicar para nos perfumar. 

· Quanto e onde usar: Aplique de maneira comedida nos pulsos ou colo. Gotinhas!

Elixir: 
Chamado também de extrato. São tão concentrados que são vendidos em frascos pequenos e caros. Atualmente, nenhuma empresa brasileira produz este tipo.

· Quanto e onde usar: Pouco e apenas em um lugar: colo, atrás da orelha ou pulso.

Eau de Parfum:
A palavra francesa eau significa água, ou seja, o próprio nome indica fragrâncias mais diluídas e refrescantes.

No caso do Eau de Parfum, o produto permite um perfumar mais sutil e marcante ao mesmo tempo, onde a base perfumada possui uma concentração que se situa entre 10 e 15% de óleos essenciais, com duração na pele entre 6 a 8 horas.

É ideal para aquelas pessoas que gostam de usar fragrâncias marcantes, mesmo durante o dia. Também combinam com baixas temperaturas

· Quanto e onde usar: Se o frasco for pequeno e o aplicador delicado, significa que é concentrado. Basta um toque nos pontos de pulsação (pulso, orelha).

Eau de Toilette:
Aqui, a base perfumada é modificada para ressaltar as notas frescas e sua concentração pode variar de 5 a 10%, com duração na pele entre 4 a 6 horas.

O Eau de Toilette é uma espécie de versão mais sutil dos perfumes, sendo considerados ideais para os climas quentes e úmidos. A concentração de essência varia entre 5 e 10%, com um tempo de fixação na pele de 4 horas.

· Quanto e onde usar: Passe nos pontos onde a circulação sanguínea é maior, como nuca, atrás da orelha, pulso, pescoço e dobra do braço.

Eau de Cologne:
Aqui, a base perfumada é simplificada e as notas principais são acentuadas, o que dá uma maior sensação de frescor, apresentando uma concentração de 3 a 5%, com duração menor na pele, sendo ideal para o pós-banho, pois o frescor pós-banho por mais tempo.

· Quanto e onde usar: Use no corpo todo e em abundância, pois fixa menos na pele.

Splash:
A baixa concentração de essências perfumadas do Splash - em torno de 1% - sugere o uso em maiores quantidades, principalmente, após o banho. A sensação de frescor é intensa enquanto dura   - não mais que três horas.

· Quanto e onde usar: Pode ser usado em maior quantidade, porque evapora rápido. Reaplique diversas vezes ao dia.


Já as fragrâncias utilizadas em perfumes são classificadas em sete grupos principais:

Cítricas
São óleos obtidos da casca de frutas como a bergamota, o limão e a laranja, sendo que neste grupo encontram-se as essências das primeiras Águas de Colônia.

Florais
Família de grande importância, pois agrupa perfumes cujo tema principal são as flores; subdividindo-se em bouquet floral, floral verde, floral aldeídico, floral amadeirado, floral frutal, entre outros.

Filifolhas
Compreendem uma composição de essências entre notas de lavanda, bergamota, gerânio etc.

Chipre
Este termo provém do perfume assim batizado por François Coty em 1917, constituindo um grupo de perfumes baseados principalmente nos acordes do patchuli, da bergamota e da rosa.

Amadeirados
São notas suaves como o sândalo e o patchuli, algumas vezes secas como o cedro e o vetiver, e na maioria das vezes, com notas cítricas e de lavanda conjuntamente.

Âmbar
Muitas vezes chamados de "orientais", fazem parte deste grupo os perfumes com notas suaves e abaunilhados.

Couro
Trata-se de uma fórmula muito particular, por ser um perfume diferente da maioria, apresentando notas secas que tentam reproduzir o odor característico do couro, da madeira queimada e do tabaco.


Algumas observações:

  • Geralmente as bases oleosas fixam-se melhor na pele sem alterações bruscas de odor. Em contrapartida, as bases alcoólicas evaporam mais rápido.
  • O suor do corpo contribui para a evaporação dos perfumes  e libera substâncias corporais que possuem seus próprios cheiros. Ao se misturarem com a essência do perfume, tais substâncias alteram a fragrância que percebemos.
  • Quanto menos essência um perfume possui, mais barato ele é. 
  • Desodorantes e Perfumes competem! Se for usar perfume, escolha a versão inodora  de desodorantes e hidratantes para evitar a alteração do aroma do perfume.


Fica a dica! =)

0 comentários:

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman