Páginas

Cartas a diversos jovens...

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009





Estou em época de fechamento da minha dissertação de Mestrado. Ah, sim! Eu faço mestrado em História.

Mas, chega uma hora em que você simplesmente não consegue mais ler sobre sua pesquisa e necessita (DESESPERADAMENTE!!!!) ler outras coisas. Entrar em contato com outros vocábularios, outras formas de narrativas.

Eu confesso: sou uma esquizofrênica! Estou lendo um romance (Musashi, de Eiji Yoshikawa), um livro que conta a História do Google (“Google – Lições de Sergey Brin e larry Page, os criadores da empresa mais inovadora de todos os tempos“, de Janet Lowe) e dois livros de uma coletânea a qual dedicarei umas linhas a mais. Chama-se Cartas a um jovem…

Essa série dedica-se a trazer para os leitores (marcadamente jovens prestes a entra no mundo universitário e, portanto, em vias de decidir por qual carreira optar) as vivências e experiências de cada área. E quem escreve são justamentes os nomes mais renomados de cada área, contando desde pequenas biografias, o momento em que optou pela área, o boom das carreiras, problemas e etc. A publicação destaca-se por possuir uma narrativa amigável ou seja, não é massante de ler. É como se fosse um imenso bate-papo, só que escrito.

E quem escreve para essas cartas? Bom, diversas personalidades. Marília Pera escreve Cartas a uma jovem Atriz; Fernando Henrique Cardoso, Cartas a um jovem Político; Marcelo Gleiser, Cartas a um jovem Cientista… E a lista não para! Temos cartas para jovens Chefs, Terapeutas, Fotógrafos, Investidores, Atletas, Advogados, Publicitários. Até aos jovens indecisos possui! E o melhor: esse último assinala como é bom simplesmente saber que é bom não escolher! Ter muitas habilitações que, não necessariamente, podem ter relação entre si.




Dentre as cartas, duas se destacam, em minha humilde opinião. Trata-se das Cartas a um jovem Estilista, assinado por Alexandre Herchcovitch e Cartas a um jovem Designer, dos Irmãos Campana.



No livro de Herchcovitch, com muita originalidade, o estilista relata como foi sua inserção no mundo na moda, quem foram suas influências, como consegue cuidar de sua marca e cumprir tantos outros compromissos que assume e, ainda, ser DJ uma vez por mês na noite paulistana! O livro traz ainda uma galeria de imagens de seus desfiles e dicas para aquele que deseja se aventurar no mercadofashion.
Eu amo moda, mas confesso que tive muita dificuldade de entender certas coisas a qual Herchcovitch se referia. Ele explica as referências de Coco Chanel, fala de Armani, tecidos, estilistas que admira… Para quem é um leigo total no tema (como eu! :P ), passa boas páginas em brancas nuvens, se não tiver o Sto. Google para esclarecer. Talvez esse fosse o único ponto “negativo” da obra (com MUITAS aspas, pois o livro é maravilhoso!). De fato, fiquei a imaginar um jovem que pensa em se aventurar no ramo de moda e estilismo e que escolheu justamente o livro dele para começar a conhecer. Vai boiar por um booooooooom tempo. Mas, vale MUITO a pena a leitura, pois é despretenciosa e o tempo todo o autor é busca ser bem sincero sobre a realidade do mundo na moda, onde, como diz sabiamente a modelo alemã Heide Klum: “One day you’re in and next day you’re out!”

Ainda dou destaque para o capítulo sobre faculdade de moda e o glamour todo criado em torno de uma profissão que exige tanto quanto de outras. E que nem sempre traz o retorno que se acha que traz....
Mas minha verdadeira paixão vai para outra carta. E para quem já leu meus outros posts, sabe da minha paixão pelos Irmãos Campana e seus trabalhos. No Cartas a um jovem Designer, os irmão conseguem reunir, com formidável maestria, todas as informações necessárias a um pretendente designer.


O livro (escrito a quatro mãos), como todos os outros, trata da biografia dos irmãos, sua infância em Brotas, o desafio da universidade (Humberto é formado em Direito e Fernando em Arquitetura, pasmem!), a decisão pela carreira, as dificuldades enfrentadas… E listam seus principais projetos na ordem cronológica, explicando o conceito de cada um deles. Valeria (como no livro de A. Herchcovitch) uma galeria de fotos, mas não pensaram nisso… =(

Mas, diferentemente do livro do renomado estilista, eu não fiquei boiando ao ler as explicações dadas pelos irmãos. E olha que não sou lá muito entendida em design. Para ser bem sincera, minha única dificuldade foi vizualizar os projetos por ele relatados, mas nada que o Sto. Google (mais uma vez! \o/) não resolvesse!

A narrativa é envolvente, deliciosa, simples e extremamente humilde. O tempo todo parece que eles estão na sua frente, conversando. São muito detalhistas, mas não beiram aos tecnicismos e explicam desde o instante da idéia, passando a produção, preocupação com o meio ambiente… Dão dicas de comportamento com a mídia e fornecedores… Em fim, um livro completo!

Eu o devorei em duas tarde (isso porque eu parava para ler o do Herchcovitch, além do Musashi… rs). Mas é uma leitura que vc faz numa tarde, traquilamente! E o melhor, o livro (tanto dos Campanas quanto do Herchcovitc) não possuem cara de livro de autoajuda! Na verdade, estão bem longe de serem….

Se você é um jovem indeciso, eu indico. Se você não é um jovem indeciso e sua futura carreira foi contemplada, eu indico! Se você nao é um jovem indeciso, mas aprecia leituras alternativas, eu indico três vezes! Está na minha lista de próximas aquisições: Cartas a um jovem Investidor (de Gustavo Cerbasi), Cartas a uma jovem Atriz e Cartas a um jovem Indeciso (de Whitaker Penteado)!

Preparem uma boa jarra de café, estiquem-se num sofá gostoso e divirtam-se!

Boa leitura para todos! Fica a dica! =)

1 comentários:

Unknown disse...

Poxa, que livro maravilhoso.Tô afim de ler agora!

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman