Os caras vem fazendo peças lindas desde 1984 e se tornaram os designers da vez, chamados para expor em diversos museus (nacionais ou estrangeiros) pois imprimem em seu trabalho um característica tipicamente brasileira: o improviso. Outro detalhe: só trabalham com itens do dia-a-dia ou materiais já descartados (o nosso lixo!). Utilizam essa matéria-prima para criar belíssimos itens, desde mesas com tampos de ralos, até cadeiras de tubos de pvc e de cordas.
Quando se pensa nas peças criadas pelos Irmãos, tem-se logo em mente estranhamento, excentricidade, incômodo. Essas características estão impressas desde seu primeiro trabalho, com as cadeiras Des-Confortáveis. O grande barato desse projeto é que ela (a cadeira) destrói completamente o conceito prévio que se tem de uma cadeira – que é a de ser confortável (mesmo que saibamos que nem sempre o são). Desde o nome, passando pela aparência e o material (ferro), asDes-Confortáveis anunciam a que veio – não foram feitas para sentar, mas se assim forem utilizadas, será uma experiência diferenciada.
Com esse trabalho, os Irmãos foram lançados no mundo do design e arrancaram aplausos, vaias e admiração de muitos.
Um dos trabalhos que mais gosto é a cadeira Favela. Baseado na idéia de que muitos brasileiros, sem ter como construírem suas casas dignamente (ou seja, com tijolo, cimento e etc..) acabam por lançar mão de outros materiais e formas de construção. Quem nunca passou em frente a uma favela e ficou embasbacado como as pessoas conseguem morar em barracos de madeira???? Como conseguem do nada criar algo e assim levar a vida como pode? Longe de um romantismo imbecil, Fernando e Humberto usaram essa idéia e criaram a cadeira Favela, que é feita de diversos pedaços de madeira, mostrando que de uma aparente “feiura” pode-se fazer design!
Os Irmãos também assinam diversos modelos da marca Melissa. Verdadeiras obras de arte, também inspiradas no estilo brasileiro de viver. Especialmente a primeira delas, onde se tem a referências de cadeiras de plástico e varais de roupas, com linhas desgovernadas, que saem de algum lugar e vão para lugar algum, mas que criam esse visual fabuloso, tanto para bolsas como para sandálias.
Outra característica do trabalho dos Irmãos é sua preocupação com o meio ambiente. Mas eles não estão pegando carona na moda do “Salve o planeta do aquecimento global”. Desde o início de suas carreiras, os Campana vem se dedicando a usar estritamente materiais que, se não são recicláveis, ao menos podem se tornar belas formas. Reaproveitam o lixo das empresas, utilizam matéria-prima do próprio lugar onde vão realizar a exposição e sempre cuidam de todos os detalhes para que seu trabalho agrida menos possível o meio ambiente. Legal, né?
Eu sou fã de carteirinha deles e para quem deseja conferir mais do trabalho dos irmãos, acessem o site deles. É totalmente conceitual, possui muitas fotos e uma pequena biografia de cada um deles.
www.campanas.com.br/
Fica a dica! =)
0 comentários:
Postar um comentário