Páginas

Dieta da Proteína

terça-feira, 29 de maio de 2012

Eu não sou adepta de dietas. Primeiro pois, felizmente, ainda não preciso. E segundo pois acho muito ruim ter uma restrição alimentar.

Mas vezes ou outras eu exagero na dose e a balança me incomoda bastante. Sabe aquelas gordurinhas que insistem q ficar lá, no seu quadril? Pois é. E é pra essas gordurinhas lindas que eu tenho uma dieta rápida, drástica e, pasmem meninas, infalível!


Trata-se da dieta da proteína. Essa dieta foi criada pelo cardiologista americano Robert Atkins e ficou conhecida em todo o mundo. Pelo fato de possuir um método bem simples de ser seguido e por reunir alimentos proibidos de outras dietas, a dieta da proteína acabou ganhando destaque.

A ideia é bem simples: levar o consumo de carboidratos para o mínimo possível, substituindo-os por proteínas e gordura. Isso faz com que o ganho calórico seja mínimo e a perda elevadíssima. Um menor número de carboidratos na alimentação representa menos açúcar convertido em energia, e menos energia produzida é igual a menos gordura para ser guardada como reserva. Nosso corpo prioriza, após nos alimentarmos e quando necessita de energia, quebrar os carboidratos e açúcares, pois são mais fáceis e rendem energia quase que instantaneamente. Quando você corta ou restringe ao mínimo esses nutrientes, você obriga ao corpo consumir a gordura (isso mesmo! Aquela gordurinha...). Daí o efeito "milagreiro" da dieta.

Justamente por diminuir o ganho energético da pessoa, a dieta da proteína não é recomendada para pessoas que praticam exercícios. O corpo utiliza os carboidratos não só como combustível para essas atividades, mas também para ajudar os nossos músculos a se recuperarem do desgaste causado pelos exercícios.  A pessoa sente fraqueza e tem pouca reposição. Não é legal. Por isso, a dieta da proteína é geralmente recomendada a pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física (isso, você mesma, senhora SEDENTÁRIA!). 

Outro ponto é o tempo de duração. Essa dieta é de grande impacto, por isso não pode ultrapassar duas semanas. Dieta de um mês? Nunca mais comer açúcar na vida? Isso não te pertence mais! Você sofre por duas semanas e depois está no shape de novo. 

E, agora, a melhor parte: o cardápio. Está liberado TUDO que é carnes, gorduras, saladas e vegetais. Sim! Hamburguer, bacon, ovos, frios, lácteos, carnes de todos os tipos, saladinhas e vegetais variados.

O que está proibido: frutas (por conta do açúcar, mesmo que natural), doces de maneira geral (fora os sem açúcar), refris, pães, bolos, massas, arroz, biscoito... Ou seja, tudo que tenha ou seja carboidrato ou açúcar. É difícil? Super. Mas dura só DUAS SEMANAS.

Na primeira semana, considerada o 1º nível, as fontes de carboidratos ficam bem limitadas, sendo liberadas apenas até 20g por dia– como 1 maçã pequena, 2 bananas prata médias, um pão francês sem miolo, 2 garfadas de macarrão ao alho e óleo ou 3 colheres (sopa) de batata inglesa cozida em cubinhos – o que de cara desencadeia um processo bioquímico em que o fígado converte gordura corporal em ácidos graxos e corpos cetônicos, substâncias que podem ser usadas pelo corpo como fonte de energia quando falta carboidratos (responsáveis por fornecer energia ao organismo). De acordo com Dr. Atkins, esse mecanismo, chamado cetose, é essencial para o emagrecimento. Nas semanas seguintes, que representam do 2º ao 5º nível, já se permite alguns alimentos, podendo atingir até 40g de carboidratos por dia (para não errar, multiplique por 2 as opções de até 20g, citadas anteriormente). O principal argumento do médico americano é que quando o organismo está em cetose, a fome simplesmente não existe, o que leva a uma perda de peso rápida.

Quando eu fiz, eu reduzi a zero minha ingestão de açúcar e carboidrato. Para ter certeza de que eu não estava me sabotando, eu olhava a tabela nutricional dos alimentos e via quanto de carboidrato a ingestão daquele alimento tinha. Só comia quando era zero.  

Uma outra coisa que essa dieta nos ensina é que muitas vezes o que achamos que é fome, na verdade é sede. Era comum eu sentir muita fome e, após tomar água, passar a sensação. Se você bebe e permanece com fome, aí sim, falta nutrientes.

Com o passar dos dias, você passa a comer menos pois a quantidade que você comia (incluindo os carboidratos) é substituído por proteína e gordura. Contudo, seu corpo não necessita da mesma quantidade (em gramas) de proteína e gordura. Logo, nas refeições subsequentes, você sente menos fome e vai regulando a quantidade de sua alimentação. Além disso, é uma dieta que permite que você coma TODO O TEMPO. Se você não fugir para os alimentos proibidos, está liberado!

Mas, Vanessa, e o meu colesterol? Não aumenta. Só vai aumentar e você engordar se você sabotar a dieta comendo os alimentos proibidos acima das doses recomendadas. Não brinque com isso!

Após o fim da dieta, para a manutenção do peso, é interessante saber o quanto que de carboidrato pode se  ingerir sem ganhar peso. Essa é a grande reeducação alimentar. E manter esse ritmo de ingestão de carboidrato ajuda a manter o peso por meses.

E aí? Topa encarar?

Fica a dica! =)
.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman