Páginas

Os benefícios do desapego...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vez ou outra, passeando pelo blogs eu vejo sessões denominadas "desapego", ou seja, aquelas peças de roupa, sapatos, acessórios e afins que não tem mais serventia para a dona e que resolve vender. Objetivo: esvaziar o armário e, de quebra, ainda ganhar um troco. É uma infinidade de peças, desde camisas básicas a vestidos, com ou sem etiqueta, muito ou pouquíssimo usado...

Eu sou um pouco adepta da máxima de doar. Tem tanta gente necessitando de tanta coisa nesse mundão de Deus. Desde roupa, a sapatos, livros, utensílios. Dou com a maior boa vontade e torcendo para que aqueles itens sejam bem úteis para quem receber.

Mas se você é adepta de vender, não se sinta mal. Para ter certeza de que as peças que você irá passar a frente nunca mais lhe farão falta, aí vão algumas dicas:

* Avalie há quanto tempo você não usa mais aquele item. Mais de 6 meses, um ano, cinco anos?  Quanto mais tempo sem uso, menos falta você sente dele...

*... contudo tenha em mente que algumas peças são atemporais. A camisa jeans foi ressuscitada nas últimas estações. Quem tinha aquela antigona guardada, se deu bem. Avalie se a peça que vc não usa mais é clássica ou não. E avalie se você ainda cabe nela, se a peça ainda tem a ver com seu estilo... Daí, decida se guarda ou repassa.

* Reavalie seu estilo. De uns anos pra cá tenho evitado cores muito fortes. Uso mais preto, branco e cinza. Pra que, então, guardar um vestido laranja flúor no armário? E mesmo que essa moda surja, eu não gosto da cor, eu não uso quase peças em tom flúor... Será um desperdício de espaço.

* Ao doar ou vender, tenha bom senso. Nada de querer passar a frente roupa rasgada, manchada ou suja. Você não a adquiriu assim.


Feita essa triagem, cabe reavaliar o que ficou dentro do closet, se combina com as outras peças e se será usável por mais algumas estações. Se dentro de um ano, ainda houverem peças que você não mexeu, dê novo rumo a elas.

Mas, mais que passar a diante, eu acho que cabe uma análise no momento da compra. Será q essa peça q vc vai adquirir é mesmo necessária, combina com as suas peças e será usável por um bom tempo? Muitas vezes nos desfazemos de peças que compramos no impulso, o que significa dinheiro empatado e que poderia ter sido melhor utilizado. Comprar um vestido e usar uma só vez, um sapato e deixar mofá-lo no armário é desperdício. E em tempos de sustentabilidade, não é uma atitude nada chic.

Olhe para seu armário e avalie. Se desapegue. Abra espaço, organize suas gavetas e dê um novo destino a tudo aquilo que não te faz mais sentido.

Você vai perceber que faz super bem!

Fica a dica! =)

0 comentários:

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman