O que é belo precisa ser preservado. E lembrado. E celebrado.
Alexander McQueen foi famoso um estilista britânico.Conhecido por sua força emocional e pelo uso de matérias-primas energéticas, bem como a natureza romântica, mas decididamente contemporâneo nas coleções. Integral à cultura, McQueen é a justaposição entre os elementos contrastantes: a fragilidade e a força, tradição e modernidade, fluidez e intensidade. Tanto vigor fez suceder John Galliano na Givenchy em 1996.
Mas tanta genialidade foi interrompida com sua morte precoce em fevereiro de 2010. Os mais próximos alegaram que o estilista não teria suportado viver longe de sua mãe, falecida recentemente até então.
De tanta genilidade, restou sua obra, inacaba e perfeita. Obra essa que é homenageada numa esposição belíssima realizada pelo Metropolitan Museum of Fine Arts.
A exposição, intitulada Savage Beauty, traz alguns modelos do estilista. Organizada pelo Costume Institute Benefit, ela celebra e relembra as contribuições extraordinárias do falecido estilista. De sua graduação na Central Saint Martins em 1992, a seu desfile final, antes sua morte em fevereiro de 2010, McQueen desafiou e ampliou a compreensão da Moda além de utilidade a uma expressão conceitual da cultura, política e identidade. Seus projetos icônicos constituem o trabalho de um artista cujo meio de expressão foi Moda.
A exposição apresenta cerca de cem conjuntos e setenta acessórios desenvolvidos ao longo da carreira de McQueen. Traz, ainda, vídeos dos desfiles, linha do tempo e entrevistas do estilista.
A exposição é organizada por Andrew Bolton, curador, com o apoio de Harold Koda, curador encarregado, ambos do Costume Institute Benefit. Sam Gainsbury e Joseph Bennett, os designers de produção para shows de moda Alexander McQueen, atuou como diretor de criação da exposição e designer de produção, respectivamente.
Quem estiver de passagem, pode conferir. O Metropolitan fica na Quinta Avenida, 1000, em Nova York.
Fica a dica! =)
0 comentários:
Postar um comentário