O Dia Internacional do Homem é um evento internacional celebrado no dia 15 de julho de cada ano. A data foi criada há 10 anos pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev e apoiado pela ONU em Viena.
Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem são: melhorar a sua saúde (especialmente a dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre eles e destacar papéis positivos dos homens. É uma ocasião em que os homens se reúnem para combater os preconceitos com a sexualidadee, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na sociedade, na família, no casamento e na criação dos filhos.
A data é oficialmente celebrada em Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Estados Unidos, Cingapura, Brasil (com destaque para Manaus e São Paulo), Reino Unido e Malta. Mas estranhamente, n/ao temos tanto apelo como temos no Dia Internacional da Mulher. Triste.
Em mtos lugares, o Dia Internacional do Homem é celebrado através de seminários públicos, atividades escolares, programas de rádio e televisão, marchas pacíficas, debates e mostras de arte. Os pioneiros da data querem destacar as experiências masculinas na sociedade. Cada ano a celebração da data enfoca um tema diferente, como, por exemplo, 2002 foi o ano da saúde masculina e 2007 foi o ano do perdão e da cura.
Acho que mais que comemorar uma data é refletirmos o papel dos homens, suas lutas e reivindicações. Muitas vezes reproduzimos esteriótipos como força, virilidade, coragem, violência, adotando como naturais, quando são caraterísticas construídas tanto quanto as relacionadas a mulher.
Parabéns, meninos!
Fica a dica! =)
0 comentários:
Postar um comentário