Esse post é em homenagem a um rapazinho formidável que eu conheço chamado João Dib, apaixonado pelo item deste post. O que pode ser mais acessível em termos de Moda, do que um tênis?
Trata-se de um item tão comum, tão banal, tão corriqueiro, que sequer paramos para pensar que o tênis possui um história dentro da Moda. E que de item esportivo até sua completa inserção no mundo fashion foi uma looooooonga jornada. Vamos lá.
O tênis foi pensado para ser um sapato com finalidade esportiva. O possível primeiro registo de um par de botas para a prática de futebol, aparece na lista do guarda-roupa de Henrique VIII de Inglaterra. Fabricadas pelo sapateiro pessoal de sua majestade, Cornelius Johnson, em 1525.
Na década de 1830, no Reino Unido, são fabricados os primeiros pares de plimsolls, espécie de sapatilhas, para ginástica pela Liverpool Rubber Company (mais tarde Dunlop). Em 1832, Wait Webster de Nova Iorque patenteou um processo que aplicava solas de borracha em sapatos e botas, com possível finalidade desportiva. Em 1839 nos Estados Unidos, Charles Goodyear patenteou a vulcanização, que consiste na aplicação de calor e pressão à borracha natural, estabilizando as suas propriedades físicas e quimicas. A companhia "The candee Company" de New Haven, Connecticut foi o primeiro fabricante a produzir calçado com o processo de vulcanização "Goodyear". Por isso o primeiro sapato desportivo não deveria ser muito diferente do que foi produzido em 1868 possuía sola de borracha e estrutura superior em lona com atacadores.
A partir da daí, algumas indústrias de calçados passaram a utilizar a borracha para substituir os solados de couro, tornando-os mais leves e confortáveis. Os praticantes de cricket da costa leste dos Estados Unidos começaram a utilizar esses calçados para praticar o esporte. Eram chamados de cricket sandals ou sneakers. Logo foram incorporados também nas quadras de tênis, esporte do qual adotaram o nome definitivo. Surgia, assim, o "tênis".
No inicio da década de 1900 a Spalding produziu o primeiro calçado designado especificamente para a prática desportiva nos Estados Unidos. Os atletas utilizavam-no para a competição e era constituído por uma sola e uma estrutura superior, ambas em couro macio, com atacadores. Era o Converse. Esse tipo de tênis, especialmente, recebeu ainda mais prestígio, saindo das academias para ganhar as ruas, especialmente representado pelos jogadores de basquete até hoje.
Em 1920 surgiu o primeiro calçado de corrida, ainda mais leve e confortável, criado por Adolph Dassler. Na década de 50, o tênis se popularizou entre os jovens e se transformou em um dos símbolos de rebeldia. A partir da década de 80, com a valorização dos esportes e dos trajes esportivos incorporados à Moda, o tênis ganhou mais força, sendo adotado por adultos, homens e mulheres.
Hoje, assim como qualquer outro acessório de moda, o tênis recebe influência das tendências das temporadas, ganhando as passarelas de grandes marcas. E traz um grande despojamento ao look, conferindo um ar esportivo super bacana.
Tênis: um item cada vez mais fashion!
Yohji Yamamoto - Y-3 - outono inverno 2010-2011 da Adidas. |
Fica a dica! =)
0 comentários:
Postar um comentário