Páginas

Vestindo a Bandeira

sábado, 30 de julho de 2011

Gente, eu já disse em alguns post do blog o quanto eu acho execrável camisa de time fora de um contexto esportivo. O sujeito usa a camisa do Flamengo, do Fluminense, do Brasil, ou mesmo de times estrangeiros para ir no cinema, padaria... Eu acho que se deve usá-las nos jogos, com a galera no estádio... e só.

Bom, mas o assunto do post de hoje é sobre a nossa bandeira. A cada quatro anos, seja nas Olimpíadas ou na Copa do Mundo, somos invadidos por uma onda de "brasilidade". Um patriotismo fora do comum: camisas, shorts, biquinis, bolsas, chapéus... Quem olha pensa até que somos mesmo tão amantes de nosso país. Infelizmente não é assim. O povo brasileiro, em geral, não é patriota. Se une para sambar, para torcer pela seleção.  Mas não sabe cantar o hino. Bate palmas no final. Pior: se une para o divertimento, mas não se une para lutar por coisas necessárias ao povo. Mas deixemos esse assunto de lado.

Hoje, vou falar justamente dessa onda de patriotismo na Moda. E o principal alvo é a nossa Bandeira Nacional. Isso, não são as cores, mas a bandeira em si.




Me perdoem os mais moderninhos, mas acho que a Bandeira Nacional deve ser respeitada como tal. Ela é o símbolo de nossa Nação. Não cabe estampar shortinhos, biquínis e demais itens com ela. Na minha opinião, acaba por banalizá-la. E é essa imagem que vai lá para fora. Podem reparar que ninguém, minimamente elegante, usa a bandeira brasileira como item de Moda. 

Quer demonstrar seu amor pelo país através da roupa? Que tal um look assim:

Color block total, meninas! =)

O rosa, apesar de não fazer parte das cores da bandeira, quebrou a combinação, diminuindo o tom patriota.  E ficou super chic! 


Brazuca e singelo.
Olha que formidável: a estampa tem um ar tropical super Brasil. E a combinação verde+amarelo+rosa funcionou de novo!

O que esses looks tem de interessante é que usam as nossas cores combinadas com outras cores ou mesmo acessórios que deixam o look com um ar super sofisticado, sem ser ufanista demais. E o melhor: são sugestões que podem ser usados por nós no dia-a-dia. E reparem: nenhuma dessas sugestões tinham um "Brasil" escrito, ou mesmo estrelas... Aqui, impera o bom senso. Aliás, sempre.

Michele Obama, quando visitou o Brasil com sua família, não usou a Bandeira Nacional. Ao contrário, preferiu as cores.



Fica a dica! =) 

4 comentários:

Anônimo disse...

O uso do símbolo nacional em roupas,, além de considerar um des-respeito ao símbolo nacional no âmbito de muitas pessoas, também é previsto como crime na nossa legislação:

Lei dos Simbolos Nacionais de 1971 - Lei 5700/71 | Lei no 5.700, de 1 de setembro de 1971

Capítulo V

Art. 31. São consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e portanto proibidas:

I - Apresentá-la em mau estado de conservação.

II - Mudar-lhe a forma, as côres, as proporções, o dístico ou acrescentar-lhe outras inscrições;

III - Usá-la como roupagem, reposteiro, pano de bôca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar;

IV - Reproduzí-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda.

Vanessa Codeço disse...

Pois é. Mas tem gente q nem sabe disso. E os q sabem ignoram.
Obrigada por sua participação.

Anônimo disse...

Entendo sua logica, porem, na minha opiniao, desde que nao denigra a nossa bandeira ela pode ser mostrada da forma qe quisermos,se eu quero usar um bone com a bandeira do nosso pais,qual o crime,o Brazil ja nao eh um povo patriota e os poucos que restam querem dizima-los,vide usa,eh muito usual uma bandeira estiada no jardim da casa,camisas aos montes,adesivos nos carros,bikinis e tantas outras,e nem por isso denigrem a patria deles pelo contrario o pessoal daqui sao realmente patriotas e que por sinal eh muito lindo de se ver.,.,Desculpem ,Minha opiniao abcos

Vanessa Codeço disse...

É sua opinião, e eu a respeito por isso. Com relação a utilização dos símbolos nacionais pelos americanos etc... Não é porque eles fazem que é certo. O ponto que quero discutir é a banalização. Não me agrada ver a nossa bandeira numa bunda, ou sentado em cima dela num canga... Acho que cabe mais respeito.

No mais, eu não vejo o brasileiro usando esses itens pq são patriotas. Infelizmente é mais por usar mesmo.

Obrigada por sua visita. Volte smepre. =)

.


MusicPlaylist
Music Playlist at MixPod.com

 

About Me

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Uma historiadora fã de moda, design, rock e demais excentricidades. Seja, mas seja único!

Seguidores

Quem visitou vem de....

Adotar é Chic

Adotar é Chic
foto: Roberta Caldas
Copyright 2010 Be! Sui Generis.... All rights reserved.
Themes by Ex Templates Blogger Templates - Home Recordings - Studio Rekaman