Achei esta entrevista na web da escritora Gilda de Mello e Souza. Trata-se de uma reflexão sobre o filme Violência e Paixão, de Luchino Visconti.
Violência e Paixão é um filme de 1974. Conta a história de um professor (Burt Lancaster) que vive sozinho num apartamento, cercado de livros, esculturas, pinturas e outras obras de arte. Certo dia, a marquesa Bianca Brumonti (Silvana Mangano) aparece com uma proposta para ocupar o apartamento de cima. Mesmo não gostando muito da ideia, o professor acaba por aceitar. Juntmente com a marquesa, vem a sua filha, Lietta (Claudia Marsani), o namorado de sua filha, Stefano (Stefano Patrizi), e o seu amante, Konrad (Helmut Berger). Com o passar do tempo, passa a envolver-se com a complicada família.
Nessa entrevista, Gilda analisa a Moda e a ação as personagens, bem como a expectativa e valores que elas carregam, fruto da indumentária que trajam. vale conferir.
Gilda de Melo e Sousa (1919 - 2005) foi uma filósofa, crítica literária, ensaísta e professora universitária brasileira, com especial ênfase em Moda. Estudou especialmente, também, a obra de Mário de Andrade, escrevendo a obra Mário de Andrade, obra escogida. São títulos dela na área de Moda: O espírito das roupas: a moda no século XIX e A ideia e o figurado.
Vale conferir!
Fica a dica! =)
0 comentários:
Postar um comentário