Armani |
Alta-costura (haute couture em francês) refere-se à criação (de forma artesanal) de modelos exclusivos pelas grandes maisons. Os modelos utilizam materiais refinados e exclusivos, como tecidos nobres, bordados, pedras e metais preciosos.
Originalmente, o termo foi aplicado ao trabalho realizado pela maison de Charles Frederick Worth, um inglês que produziu em Paris, em 1858, o primeiro desfile de moda conhecido (e, além disso, usando modelos, em vez de cabides, outra novidade na época).
Worth deixou sua marca na indústria da moda francesa. Revolucionando a forma como a costura tinha sido anteriormente percebida, Worth transforou a costureira em uma designer de moda. Criando modelos exclusivos, com cores e tecidos selecinados, o estilista fazia roupas sob medida. Devido a alta especialização e refinamento do trabalho, os preços dos modelos eram caríssimos, direcionados, por isso mesmo, a clientes exclusivos.
Seguindo os passos de Worth foram Soeurs Callot, Patou, Poiret, Vionnet, Fortuny, Lanvin, Chanel, Mainbocher e Schiaparelli. Algumas dessas maisons existem hoje sob a liderança de designers mais jovens, que sucederam seus fundadores.
Reparem na riqueza de detalhes. |
Na década de 1960 um grupo de jovens designers que havia trabalhado com homens como Dior e Balenciaga, deixaram estas estabelecidas casas e abriram suas próprias. O mais bem sucedido destes jovens designers foi Yves Saint Laurent, mas não podemos deixar de citar Pierre Cardin , André Courrèges , Ted Lapidus e Emanuel Ungaro. Lacroix, Jean-Paul Gaultier e Thierry Mugler já são casas estabelecidas no final do século XX. Devido aos gastos elevados de produção de coleções de alta-costura, Lacroix e Mugler, cessaram as suas atividades nessa modalidade.
Valentino |
Chanel |
Gaultier - l'enfant terrible |
Lacroix |
Na França, haute couture tornou-se uma denominação que goza de proteção jurídica e que só pode ser usada por empresas que atendam a determinados padrões bem-definidos (como empregar no mínimo 15 pessoas nos ateliês e apresentar à imprensa uma nova coleção a cada estação, pelo menos 35 modelos para noite e dia). Para ser considerada uma maison de alta costura, é preciso que ela conste na restrita lista de profissionais estabelecida e regida, desde 1868, pela Câmara Sindical da Alta Costura (Chambre Syndical de la Haute Couture - Paris), sediada no Ministério da Indústria francesa e cumprir com todos os critérios estabelecidos em 1945 e atualizados em 1992. Todavia, o termo também é usado para descrever toda a produção dos grandes costureiros, seja ela produzida em Paris ou em outras capitais da moda, tais como Milão, Tóquio, Nova York, Roma e Londres.
Galliano - o Rei da Alta Costura. |
Dior -Outono/Inverno 2011 |
As roupas de alta-costura, por serem personalizadas e extremamente caras, não são mais a principal fonte de renda das maisons, muitas vezes custando muito mais a sua produção do que sua venda. A grande vantagem de um desfile de alta-costura é perpetuar a fama da casa, seu estilo e estilista, contribuindo para a venda dos produtos "secundários", como roupas prêt-à-porter (pronta-para-vestir), perfumes, acessórios e etc. É destes itens que o lucro maior das casas vem.
Os looks de uma passarela de alta-costura não são para serem, necessariamente, usados na integra. Há, como eu disse, um seleto grupo de clientes que podem pagar pelos modelos. Alguns clientes, mais extravagantes, podem até usar um look mais "diferente". Mas não há como negar que são belíssimos. As criações de alta-costura são espaços para a expressão livre do estilista e muitos se consagram não por suas roupas prêt-à-porter, mas por suas criações alta-costura.
Eu acho belíssimo!
Fica a dica! =)
2 comentários:
Ótimo post! Muito bem escrito! Parabéns! Beijinhos
Muito obrigada! Volte sempre! =)
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